Oscar 2013: indicadas a melhor atriz


Créditos: divulgacao

A atriz mais velha e a mais jovem a serem indicadas ao Oscar de melhor atriz competirão diretamente na 85ª edição da premiação da Academia de Hollywood, embora as previsões tenham exaltado o favoritismo de Jennifer Lawrence por seu papel em O Lado Bom da Vida. Veja as indicadas na galeria acima.

Jennifer Lawrence: a atriz do momento

Aos 22 anos, Jennifer Lawrence já ostenta duas indicações aos prêmios Oscar – ambas como melhor atriz -, a primeira pelo filme independente Inverno da Alma e a segunda por O Lado Bom da Vida, longas que foram lançados com menos de dois anos de diferença. Esse foi justamente o tempo que Jennifer precisou para passar de uma atriz desconhecida a uma estrela do cinema.

Além das produções citadas, a jovem liderou o êxito de bilheteria de Jogos Vorazes e também apareceu na superprodução X-Men: Primeira Classe.

Seu nome está bem cotado para levar o prêmio desta edição e não parece que sua carreira chegará ao auge tão cedo, especialmente se a mesma, que aparece como a principal favorita, for premiada com o Oscar de melhor atriz no próximo domingo, sendo que Jennifer já levou os prêmios SAG e os Globos de Ouro.

 

Jessica Chastain: de Bin Laden ao Oscar

 

Jessica Chastain estreou seu primeiro filme em 2008, quando completou 30 anos, após passar quase meia década fazendo papéis menores em séries de televisão. Da mesma forma que Jennifer, embora com mais idade, a atriz chegou ao estrelato após participar do filme independente Jolene.

O filme, dirigido por Dan Ireland, teve bastante êxito no circuito de festivais, enquanto Jessica ganhou oportunidade de participar de projetos mais interessantes, com elencos de primeira linha, embora ainda distante das grandes produções da indústria.

Em 2011, Jessica se estabeleceu como uma atriz após ter feito trabalhos secundários em O Abrigo, A Árvore da Vida e, sobretudo, Histórias Cruzadas, onde sua capacidade para dar vida a uma instável dona de casa lhe rendeu uma indicação ao Oscar em 2012.

Um ano depois, Jessica voltou a ser indicada, agora como protagonista e graças ao papel da agente federal que enfrentou Osama Bin Laden no thriller A Hora Mais Escura. Embora Jennifer seja favorita, Jessica possui grandes chances de levar à estatueta, já que sua vitória na cerimônia não estaria fora do provável.

Naomi Watts: um Oscar impossível

A britânica Naomi Watts, de 44 anos, tem uma relação especial com as produções de diretores hispano-americanos. Apesar de sua consagrada carreira, com filmes como King Kong, J. Edgar, Cidade dos Sonhos e a saga O Chamado, a artista encontrou o caminho ao Oscar pelas mãos do mexicano Alejandro González Iñárritu (21 Gramas) e, este ano, sob a direção do espanhol Juan Antonio Bayonne (O impossível).

Naomi foi indicada ao Oscar de melhor atriz por esses dois filmes, embora a estatueta ainda lhe pareça um pouco distante.

Seu dramático trabalho como sobrevivente do tsunami que arrasou o sudeste asiático em 2004, esmiuçado em O impossível, é a única indicação desse longa-metragem nesta edição dos prêmios.

Emmanuelle Riva: a mais velha indicada

Emmanuelle Riva já tem o reconhecimento de ser a mulher de mais idade a conseguir uma indicação na categoria de melhor atriz, uma honra que só alcançou aos 85 anos e devido a sua excelente atuação no filme austríaco Amor.

No entanto, seu recorde é reservado unicamente a essa categoria, já que a intérprete mais velha a ser indicada à estatueta foi Gloria Stuart, que, aos 87 anos, foi nomeada ao prêmio de coadjuvante por sua atuação no fenômeno Titanic.

Emmanuelle, segundo alguns analistas, possui chances de levar o prêmio devido à boa recepção que o filme Amor teve entre os acadêmicos. Isso porque, o filme de Michael Haneke também foi indicado aos prêmios de melhor filme, melhor roteiro, melhor direção e melhor filme de fala não inglesa, o que deu mais visibilidade ao trabalho da francesa.

Quvenzhané Wallis: a mais jovem indicada

Com apenas nove anos de idade, Quvenzhané Wallis já conseguiu alcançar o que muitas atrizes perseguem durante toda sua vida: uma indicação ao Oscar, que, neste caso, veio através de seu papel em a Indomável Sonhadora, uma produção independente com espírito de fábula que se centra na história de uma afastada comunidade sob a perspectiva de uma jovem menina.

Esse filme, que parecia ter sido feito para ganhar espaço em festivais de cinema independente, terminou cativando os críticos de Hollywood, que recompensou o longa-metragem com quatro indicações, incluindo o de melhor filme e melhor direção, embora seja pouco improvável que o mesmo consiga levar algum prêmio.

Para Quvenzhané, essa produção representou seu primeiro contato com a sétima arte. No entanto, em seu segundo filme – Twelve Years a Slave, que estreará em 2013 -, a jovem já aparece na companhia de Brad Pitt, Paul Giamatti, Michael Fassbender e Paul Dano


int(1)

Duelo entre recordistas marca disputa pelo Oscar de melhor atriz