O primeiro filme da saga Star Wars ganhou vida na internet na última sexta-feira com uma nova versão caseira feita com sequências produzidas por centenas de fanáticos do universo criado por George Lucas em 1977.

Dois anos após iniciar o projeto, Casey Pugh e Jamie Wilkinson anunciaram no Twitter a estreia de Star Wars Uncut, produção baseada em Star Wars: Uma Nova Esperança e que contou com o consentimento do próprio George Lucas.

O singular filme, que pode ser visto de forma gratuita no site StarWarsUncut.com e também no YouTube, dura mais de duas horas e começa com o logotipo da Twentieth Century Fox cortado por duas espadas laser, antes de dar passagem a uma imagem do Twitter, com a seguinte mensagem: “Há muito tempo, em uma galáxia muito, muito distante”.

Para a montagem, o filme foi dividido em 472 segmentos de 15 segundos cada um e foi pedido aos fãs da saga que escolhessem algum desses momentos e gravassem sua própria adaptação, mas sempre fiéis à história.

Desta forma, a trama avança entre diversas mudanças estéticas, nas quais os protagonistas passam de pessoas vestidas de bonecos – Tartarugas Ninja, figuras de Lego e personagens da franquia Toy Story – a seres de animação num piscar de olhos.

Em 2010, o projeto Star Wars Uncut recebeu um prêmio Emmy pela repercussão da ideia e chamou a atenção de George Lucas, que recebeu em seu escritório Pugh e Wilkinson para analisar o trabalho.

Veja Star Wars Uncut:




int(1)

Estreia na internet versão de Star Wars feita por fãs