A SAGA CREPÚSCULO: AMANHECER – PARTE 1
(The Twilight Saga: Breaking Dawn – Part 1, EUA, 2011)

Diretor: Bill Condon
Elenco: Kristen Stewart, Robert Pattinson, Taylor Lautner, Anna Kendrick, Jessica Stanley, Dakota Fanning, Jacob Black Ashley Greene, Jackson Rathbone, Michael Sheen, Maggie Grace, Kellan Lutz, Nikki Reed, Joe Anderson, Peter Facinelli
Duração: 2h15

Após seu casamento, Bella (Kristen Stewart) e Edward (Robert Pattinson) viajam para o Rio de Janeiro para sua lua-de-mel, onde finalmente cedem à paixão. Logo depois Bella fica grávida. Porém, a felicidade dos recém-casados é interrompida quando uma série de traições e desgraças ameaça destruir o mundo deles.

O GAROTO DA BICICLETA
(Le gamin au vélo, Bélgica/Itália/França, 2011)

Diretor: Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne
Elenco: Thomas Doret, Cécile De France, Jérémie Renier, Fabrizio Rongione, Egon Di Mateo, Olivier Gourmet, Batiste Sornin, Samuel De Rijk, Carl Jadot, Claudy Delfosse, Jean-Michel Balthazar
Duração: 1h27

Cyril (Thomas Doret) tem quase 12 anos e apenas um plano: encontrar seu pai, que o deixou temporariamente em um orfanato. Por acaso, ele conhece Samantha (Cécile De France), que administra um salão de cabeleireiro e concorda em deixá-lo ficar com ela nos fins de semana. Mas Cyril não reconhece o amor que Samantha sente por ele, um amor que ele precisa desesperadamente para acalmar sua raiva.

OS AMORES IMAGINÁRIOS
(Les Amours Imaginaires, Canadá, 2010)

Diretor: Xavier Dolan
Elenco: Monia Chokri, Niels Schneider, Xavier Dolan, Anne Dorval, Anthony Huneault, Patricia Tulasne, Jody Hargreaves, Clara Palardy, Minou Petrowski, Perrette Souplex, Sophie Desmarais
Duração: 1h42

Francis (Xavier Dolan) e Marie (Monia Chokri) são amigos próximos. Um dia, durante o almoço, eles conhecem Nicholas (Niels Schneider), um jovem do interior recém-chegado à cidade. Encontros problemáticos se repetem e os dois amigos se afundam cada vez mais em um mundo de fantasias obsessiva pelo mesmo objeto de desejo. Na medida em que eles submergem, uma amizade um dia inseparável começa a ceder à pressão de competir pelo novo garoto do pedaço.

O CÉU SOBRE OS OMBROS
(O Céu Sobre os Ombros, Brasil, 2010)

Diretor: Sérgio Borges
Elenco: Everlyn Barbin, Edjucu Moio, Murari Krishna e Grace Passô
Duração: 1h12

A narrativa acompanha alguns dias da vida de três personagens: Everlyn é uma transexual que fez mestrado sobre os diários de um hermafrodita do século XIX e vive entre a prostituição e os cursos de sexualidade que ministra como professora. Murari é um devoto da religião Hare Krishna e do time de futebol do Atlético Mineiro, líder de torcida organizada. Lwei é africano descendente de portugueses e escreve vários livros ao mesmo tempo, sem nunca ter chegado à conclusão de nenhum. Nunca trabalhou. Apesar de não se conhecerem, vivem na mesma cidade, se relacionam com a escrita, tem cerca de 30 anos e famílias distantes. Eles não se encontram no filme, mas constantemente seus desejos e seus medos se cruzam, se interpenetram e criam uma rede de perguntas e respostas, de posicionamentos distintos e afins. São histórias inventadas pela vida, pelos personagens, pelo filme, de pessoas que vivem num contexto entre o cotidiano, o exótico e a marginalidade. O filme é um gesto para revelar o quanto somos todos tão humanos, e quão semelhantes são nossos medos e desejos.

A CHAVE DE SARAH
(Elle s’appelait Sarah, Sarah’s Key, 2011)

Diretor: Gilles Paquet-Brenner
Elenco: Kristin Scott Thomas, Mélusine Mayance, Niels Arestrup, Frédéric Pierrot, Michel Duchaussoy, Dominique Frot, Natasha Mashkevich, Gisèle Casadesus, Aidan Quinn, Sarah Ber
Duração: 1h51

Julia (Kristin Scott Thomas) é uma jornalista americana que vive em Paris há mais de 20 anos e é casada com o francês Bertrand (Frédéric Pierrot). Escrevendo um artigo sobre a onda de prisões de judeus na cidade durante a 2ª Guerra, ela se depara com um segredo conectado à sua vida: tudo indica que o apartamento de seu marido pertencia à família de Sarah (Mélusine Mayance), uma menina judia que, junto com os pais, foi levada de casa pela polícia nazista. Quanto mais a fundo Julia segue a história, mais descobre sobre o marido, a França e sobre si própria. Baseado no romande de Tatiana de Rosnay. Selecionado para o Festival de Toronto 2010 e exibido no Festival do Rio 2011.

PASSIONE
(Passione, Itália/EUA, 2010)

Diretor: John Turturro
Elenco: Documentário
Duração: 1h30

O ator John Torturo visita suas raízes italianas e constrói um documentário que investiga a tradição musical da cidade de Nápoles, sul da Itália, e sua influência ao redor do mundo.

WALACHAI
(Walachai, Brasil, 2009)

Diretor: Rejane Zilles
Elenco: Documentário
Duração: 1h23

Walachai é uma colônia rural alemã localizada há apenas 70 km de Porto Alegre. Em alemão antigo, significa “lugar longínquo, perdido no tempo”. Há outros povoados de nomes singulares no país, como Jamerthal, Batatenthal, Padre Eterno e Frankenthal. São comunidades que têm uma dinâmica própria e ainda vivem distantes do mundo globalizado. Muitos de seus habitantes nunca aprenderam a falar português e comunicam-se num dialeto alemão transmitido pelas gerações de descendentes. No entanto, nada sabem de sua Alemanha de origem. São todos brasileiros e se identificam como tal.

Sem mais artigos