Chegou finalmente ao MIS (Museu da Imagem e do Som/SP) a aguardada exposição dedicada ao cineasta francês François Truffaut (1932-1984). Os fãs que cultuam a obra do diretor podem agora se deliciar com a mostra, que desembarca no Brasil logo depois de ser exibida na França, onde estreou em outubro de 2014.

_MG_4296

A exposição foi criada pela Cinemateca Francesa, marcando os 30 anos de morte do diretor, e conta com mais de 600 itens, como livros, revistas, objetos pessoais, desenhos e fotos, além de trechos de filmes e entrevistas passando em looping nas paredes.

Truffaut: Um Cineasta Apaixonado é o nome da mostra, que promete encantar os visitantes. Mas atenção: não vá esperando encontrar uma exposição na linha “parque temático”, que foi a tônica das lotadésimas e pops expos recentes que consagraram o MIS – caso das mostras sobre David Bowie, Stanley Kubrick e o Castelo Rá-Tim-Bum.

As citadas tinham toda uma personalidade pop, permitindo recriação de ambientes, construção de cenários e instalações, e exibição de souvenirs, figurinos e bugigangas ligadas aos temas. No caso de Truffaut, o estilo é mais discreto, intimista e cool, como convém à sensível e romântica obra do realizador.

_MG_4235

Para André Sturm, diretor executivo e curador geral do MIS, Truffaut tem potencial para cativar o público da mesma forma que as expos anteriores fizeram. “Seus filmes se comunicam com o público, falam de amor, ciúme, sentimentos. Ele é como um Woody Allen francês”, afirma Sturm.

Os admiradores da filmografia do diretor não tem nenhuma dúvida disso. Basta lembrar de filmes fundamentais como Os Incompreendidos (1959), Jules e Jim (1962), Fahrenheit 451 (1966), A Noite Americana (1973), A Idade da Inocência (1976) e Beijos Proibidos (1968), entre outros.

E para quem não conhece a obra do diretor, a hora é agora. Vá ao MIS e saboreie essa exposição que tem o gosto de uma autêntica patisserie francesa.

TRUFFAUT: UM CINEASTA APAIXONADO
14 de julho a 18 de outubro de 2015
Terça a sábado 12h/21h
Domingos e feriados 11h/20h
R$10 e R$5
Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo
www.mis-sp.org.br

Sem mais artigos