Uma mulher teve seu pedido de passaporte negado no Reino Unido. Motivo prosaico: seu nome completo é Laura Elizabeth Skywalker Matthews, e o sobrenome Skywalker foi considerado uma infração às leis de copyright.

Segundo o site BBC News, a moça de 29 anos mudou de nome em 2008. De Laura Elizabeth Matthews, passou a se chamar oficialmente Laura Elizabeth Skywalker Matthews, em homenagem ao personagem Luke Skywalker (Mark Hammil) da saga cinematográfica Star Wars.

Mas agora, ao pedir renovação de seu passaporte, recebeu como resposta a recusa do departamento inglês, que declarou que não vai “reconhecer uma mudança de nome que é caso de marca registrada”. O problema está na assinatura do passaporte: a assinatura antiga não tinha o sobrenome Skywalker, ao contrário da nova assinatura.

Laura disse que, desde 2008 (quando alterou sua identidade), nunca teve problemas com seu nome. “Está na minha carteira de motorista, cartões de banco, tudo. Todo mundo está contente com meu nome, menos o departamento de passaportes”, afirmou.

O caso já tem solução: Laura terá de pedir um novo passaporte, usando sua antiga assinatura (que não inclui o sobrenome Skywalker), e poderá assim ter no passaporte o nome novo – com Skywalker.

Sem mais artigos