A carreira do cineasta brasileiro Fernando Meirelles

Fernando Meirelles é uma dos mais respeitados cineastas brasileiros aqui e no exterior

Prestes a completar 10 anos do lançamento de Cidade de Deus, ícone do cinema brasileiro projeto no exterior, seu progenitor, Fernando Meirelles, completa 56 anos. Neste dia 9 de novembro o cineasta comemora mais um ano de vida e a bem sucedida carreira fora do Brasil em filmes encenados por vários de ícones de Hollywood e direito a Oscar por um deles (Rachel Weisz por O Jardineiro Fiel).

Depois que o filme passado na favela Cidade de Deus projetou a carreira do cineasta, produtor e roteirista brasileiro, e mostrou um modo peculiar de direção e edição, Meirelles foi só vendo o sucesso. Embora a crítica e as premiações não tenham gostado de Ensaio Sobre a Cegueira, ele recebeu o maior das aprovações: o próprio autor do livro que baseou o filme, José Saramago, assistiu ao filme ao seu lado e disse que teve a mesma sensação de quando acabou de escrevê-lo. Assista ao momento único AQUI.

Seu mais recente filme, 360, está cheio de estrelas hollywoodianas, como Anthony Hopkins, Rachel Weisz outra vez, Jude Law e Ben Foster. Seu próximo projeto seria nada mais que a cinebiografia de Janis Joplin, mas ele desistiu para fazer outra cinebiografia, a de Onassis, magnata grego. “Provavelmente vamos filmar no próximo outono. Onassis é o personagem principal, é sobre esse homem complexo…talvez seja sobre ódio?”, questionou o diretor durante o BFI London Film Festival, onde foi apresentando 360.

Mas se o cineasta tem investido maciçamente no carreira fora do Brasil, não significa que abandonou o cinema brasileiro. Por meio de sua produtora, a O2 Filmes, ele têm projetado trabalhos de respeitados diretores, como À Deriva, de Heitor Dhalia, e Xingu, de Cao Hamburger, assim como o primeiro longa de Toniko Melo, VIPs, sucesso com Wagner Moura.

Para homenagear o aniversariante, lembramos as curiosidades e os grandes filmes dirigido por ele ao longo dos últimos 13 anos. Basta clicar na galeria acima.

Fernando Meirelles completa 56 anos com presença marcante em Hollywood; relembre a carreira

Sem mais artigos