A tal cinebiografia de Janis Joplin protagonizada por Amy Adams não vai sair – pelo menos não pelas mãos de Fernando Meirelles. Mas isso não significa que o diretor brasileiro não vá retratar a vida de uma celebridade nas telas em breve.

Meirelles confirmou que Onassis, uma biografia do magnata grego, será seu próximo trabalho. “Provavelmente vamos filmar no próximo outono. Onassis é o personagem principal, é sobre esse homem complexo…talvez seja sobre ódio?”, questionou o diretor durante o BFI London Film Festival, onde está apresentando seu filme 360 (que, aliás, não foi muito bem recebido pela crítica).

“(A produção) é baseada em um livro chamado Nemesis, um livro britânico, de Peter Evans”, acrescentou Meirelles, ao explicar que a ideia é mostrar o relacionamento entre Aristoteles Onassis, que se casou com Jackeline, a viúva de JFK, e o irmão deste último, o senador Bobby Kennedy.

“Esse é um filme diferente dos últimos três que eu fiz, eles foram projetos que chegaram até mim, mas este eu estou desenvolvendo, trabalhando com o roteirista, o que me dá um grande prazer, criar o filme desde o rascunho. A última vez que fiz isso foi com Cidade de Deus, e agora é o mesmo roteirista (Bráulio Mantonvani), o mesmo processo”, detalhou Meirelles, de acordo com o site Playlist. Ele, porém, disse que ainda não falou com nenhum ator, embora já tenha alguns nomes em mente.

Uma curiosidade contada pelo diretor foi o fato dele ter chegado bem perto de dirigir Colateral, que acabou nas mãos de Michael Mann. “Eu disse sim, fui a Los Angeles e comecei a conversar, mas depois de algumas semanas percebi que teria que ficar lá por oito meses, me mudar para LA e eu disse não, eu preciso voltar para casa”, revelou. Com a desistência, ele acabou tocando outro projeto também muito bem sucedido, O Jardineiro Fiel.

Quanto ao filme sobre Janis Joplin, Meirelles diz que a história não acabou, apenas não está mais em suas mãos. “Eu estive trabalhando no roteiro por sete meses…e depois de oito ou nove meses, lendo tudo, assistindo, eu terminei com Janis Joplin…Você coloca toda sua energia naquilo…Mas alguém irá fazer (o filme), tenho certeza”.


Fernando Meirelles desiste de Janis Joplin e confirma biografia de Onassis

Sem mais artigos