int(1)

O Palhaço, filme dirigido e protagonizado por Selton Mello

A oitava edição do Festival de Cinema Latino-Americano de Sydney começou nesta quarta-feira (4) com o brasileiro O Palhaço, do ator e diretor Selton Mello. A abertura também incluirá a presença do grupo local Batucada Brasil, com a baía de Sydney como cenário de fundo, e posteriormente uma festa animada pela banda afro-cubana El Orquestón.

Durante 12 dias serão projetados no evento 22 filmes, assim como uma dúzia de curtas entre documentários e obras de ficção, provenientes de 14 países, em salas do centro e do oeste de Sydney, onde se reúne uma grande parte da população de fala hispana.

Gisselle Galego, uma das programadoras do festival, disse à Agência Efe que a seleção deste ano é um reflexo de como o rosto da América Latina e da indústria cinematográfica dessa região está mudando.

“Temos filmes diferentes que rompem com o estereótipo dos filmes latino-americanos. Não há tanta violência nem pobreza mas histórias universais que podem ser transportadas para qualquer país”, destacou Giselle.

“É o caso do filme de Selton Mello, que conta a história de um palhaço de circo que enfrenta uma crise existencial e quer ter uma vida normal”, relatou a programadora da mostra, de origem colombiana.

Além disso, este festival se diferencia de outros que acontecem na Austrália porque “procura mostrar as diversas expressões artísticas dessa região” e tem um forte componente social.

“Os fundos arrecadados serão injetados novamente na organização e se destinam a diversos projetos na América Latina”, explicou Giselle.

Este ano, por exemplo, contribuirá com um projeto para desenvolver as capacidades das mulheres indígenas no Brasil e outro a favor da luta contra a discriminação das minorias sexuais na Guiana.

Entre as obras de mais destaque desta edição do festival estão Piedra, papel o tijera, de Hernán Jabes, que da mesma forma que O Palhaço é candidata ao prêmio de melhor filme estrangeiro, e a coprodução uruguaia-chileno-argentina de animação Selkirk, el verdadero Robinson Crusoe.

Entre os documentários, será apresentado Perú sabe: la cocina, arma social, no qual aparecem os cozinheiros Ferran Adrià e o peruano Gastón Acurio, em uma viagem culinária pelo país andino e El Viaje del Acordeón, dirigido por Rey Sagbini e Andrew Tucker.

“A presente edição é uma oportunidade verdadeira de apreciar a nova onda de cinema latino-americano”, comentou recentemente o fundador deste festival, Mark Taylor, após destacar as produções independentes de Brasil, Colômbia, Peru e Venezuela.


int(1)

Festival de Cinema Latino-Americano de Sydney começa apresentando O Palhaço

Sair da versão mobile