Videofilmes/Divulgação No Intenso Agora, novo documentário de João Moreira Salles

No Intenso Agora, novo documentário de João Moreira Salles, é o primeiro título a ter sua pré-estreia brasileira confirmada pelo É Tudo Verdade 2017 – Festival Internacional de Documentários. A 22ª edição do festival dedicado exclusivamente à produção não-ficcional acontecerá entre 20 e 30 de abril, simultaneamente em São Paulo e no Rio de Janeiro.

“É uma honra para o É Tudo Verdade apresentar mais uma vez a estreia de um novo filme de João Moreira Salles. A obra cinematográfica de João ajudou a redefinir a face do documentário brasileiro e marca profundamente a história do próprio festival, bastando lembrar a abertura há uma década com ‘Santiago’. Agradeço a ele o privilégio de confiar-nos ‘No Intenso Agora'”, afirmou o fundador e diretor do festival, Amir Labaki.

O documentário chega aos cinemas do país após participar da mostra Panorama Documento do Festival de Berlim 2017. “Boa parte do atual vigor do documentário brasileiro pode ser atribuída ao festival É Tudo Verdade. É ele que há mais de vinte anos vem expondo o realizador brasileiro ao melhor da produção mundial no gênero. Isso tem uma força tremenda, pois educa o nosso olho. Tome o meu caso. Em certa medida, meu novo filme é uma tentativa de refletir sobre a natureza das imagens não-ficcionais. Muito do que está ali nasceu do contato com diretores e documentários que conheci por causa do É Tudo Verdade. É por isso que exibir ‘No Intenso Agora’ pela primeira vez no Brasil dentro do festival onde aprendi tanto é, para mim, como voltar para casa”, afirmou João Moreira Salles.

Com 127 min, No Intenso Agora foi feito a partir da descoberta de filmes caseiros rodados na China em 1966, durante a fase inicial e mais aguda da Revolução Cultural. Às cenas da China somam-se imagens dos eventos de 1968 na França, na Tchecoslováquia e, em menor medida, no Brasil.


int(1)

Festival internacional de documentários, É Tudo Verdade anuncia primeiro filme

Sair da versão mobile