A cineasta Kathryn Bigelow, a primeira mulher a ganhar um Oscar de melhor direção, escolheu a cidade de Chandigarh e as regiões de Punjab e Rajastão, situadas no norte da Índia, para rodar Zero Dark Thirty, seu novo filme sobre a morte de Bin Laden no Paquistão, informou nesta sexta-feira (2) a imprensa local.

A equipe da diretora americana já começou a rodar algumas cenas na última quinta-feira, em Chandigarh, situada a cerca de 600 quilômetros da localidade paquistanesa de Abbottabad, onde o líder da Al Qaeda foi morto após uma ofensiva do Exército americano, realizada em maio de 2011.

As primeiras tomadas realizadas nesta cidade, que possui pouco menos do que um milhão de habitantes e foi planejada nos anos 50 pelo arquiteto franco-suíço Le Corbusier, foram realizadas em uma “dhaba” (restaurante) e em outros comércios da região.

Os lugares foram decorados com letreiros escritos em urdu, língua oficial do Paquistão, enquanto os tradicionais rickshaws, aqueles tradicionais triciclos motorizados, foram pintados com as mesmas cores usadas no país vizinho.

Segundo fontes da equipe citadas pela imprensa local, Kathryn também já escolheu e definiu outros locais entre Punjab e Rajastão para serem usados em seu filme, que não é rodado no Paquistão por questões de segurança.

A morte de Bin Laden em uma operação unilateral dos EUA causou um grande mal-estar no Governo e Exército do Paquistão e foi um dos principais fatores para a deterioração da relação bilateral entre os países no último ano.

Essa não é a primeira vez que a Índia, vizinha do Paquistão, é usada como cenário para um filme de Hollywood que aborda um acontecimento ocorrido em solo paquistanês. O mesmo já tinha ocorrido durante as filmagens de O Preço da Coragem, que narra o sequestro e assassinato do jornalista Daniel Pearl, do Wall Street Journal.

Kathryn ganhou o Oscar de melhor direção, o primeiro entregue a uma mulher, em 2010. Na ocasião, ela foi premiada pelo filme Guerra ao Terror, um drama ambientado na Guerra do Iraque.


int(1)

Filme de Kathryn Bigelow sobre morte de Bin Laden começa a ser rodado na Índia

Sair da versão mobile