Fotos de Trapaça, com Christian Bale e Jennifer Lawrence

As estrelas de Hollywood se preparam para desfilar panos carésimos em Los Angeles, nos Estados Unidos. O Globo de Ouro, prêmio concedido pela Associação de Correspondentes Estrangeiros de Hollywood, acontece por lá neste domingo (12), com a apresentação das queridas Tina Fey e Amy Poehler. Entre os nomeados (veja a lista completa), Trapaça e 12 Anos de Escravidão lideram em número de indicações, com sete cada.

Nenhum desses dois filmes estreou no Brasil ainda. A propósito, dos 31 longas de cinema indicados a prêmios, em quaisquer categorias, a maioria deles, 16, ainda não estrearam no País.

Além de 12 Anos de Escravidão e Trapaça, integram a lista de longas nomeados que ainda estão para chegar no País Philomena, Ela, Inside Llewyn Davis, Nebraska, O Lobo de Wall Street, Walt nos Bastidores de Mary Poppins, Refém da Paixão, Long Walk To Freedom, Compradores do Clube Dallas, All Is Lost, O Passado, Vidas ao Vento, A Menina que Roubava Livros e One Chance.

Os filmes que já foram vistos no circuito comercial do Brasil, por sua vez, são Capitão Phillips, Gravidade, Rush, Blue Jasmine, Antes da Meia-Noite, Frances Ha, Álbum de Família, À Procura do Amor, Azul é a Cor Mais Quente, A Grande Beleza, A Caça, Os Croods, Meu Malvado Favorito 2, Frozen e Jogos Vorazes: Em Chamas.

Para ajudar nossos leitores a se acharem nesse monte, o Virgula Diversão fez um guia dos filmes indicados às categorias de Melhor Filme de Drama, Melhor Filme de Comédia ou Musical, Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Animação. Dá uma olhada:


MELHOR FILME DE DRAMA

12 Anos de Escravidão
Diretor: Steve McQueen
Estreia no Brasil: 28 de fevereiro de 2014
Também concorre aos prêmios de: Melhor ator de drama (Chiwetel Ejiofor), melhor ator coadjuvante (Michael Fassbender), melhor atriz coadjuvante (Lupita Nyong’o), melhor diretor (Steve McQueen), melhor roteiro (John Ridley) e melhor trilha sonora original

Fortíssimo concorrente ao prêmio de melhor filme (e importante candidato também ao Oscar, que revela seus indicados na próxima quinta-feira), o filme acompanha a saga de Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor), um homem negro livre que é capturado e vendido como escravo. McQueen, diretor do filme, reclamou, ao promover seu projeto, da falta de filmes sobre a escravidão feitos em Hollywood.

Assista ao trailer (em inglês):

Capitão Phillips
Diretor: Paul Greengrass
Estreia no Brasil: 8 de novembro de 2013
Também concorre aos prêmios de: Melhor ator de drama (Tom Hanks), melhor ator coadjuvante (Barkhad Abdi) e melhor diretor (Paul Greengrass)

Baseado em fatos reais, o filme apresenta Tom Hanks como Richard Phillips, capitão do navio MV Maersk Alabama. Quando a embarcação é tomada por piratas somalianos, ele tem de manter a calma e lutar para preservar a integridade física de sua tripulação. Destaque para a atuação do somaliano Barkhad Abdi como o líder dos sequestradores, em seu primeiro papel no cinema.

Assista ao trailer (legendado):

Gravidade
Diretor: Alfonso Cuarón
Estreia no Brasil: 11 de outubro de 2013
Também concorre aos prêmios de: Melhor atriz de drama (Sandra Bullock), melhor diretor (Alfonso Cuarón) e melhor trilha sonora original

Para quem não se convence da capacidade dramática de Sandra Bullock, este é um bom filme para fazer mudar de ideia. A personagem dela, Dra. Ryan Stone, passa o filme quase inteiro sozinha, na imensidão do espaço, depois de um acidente com sua nave, em horas de desespero infinito. E a atriz segura a barra muito bem. A propósito, os espaciais efeitos especiais são de fazer cair o queixo.

Assista ao trailer (legendado):

Philomena
Diretor: Stephen Frears
Estreia no Brasil: Sem data marcada
Também concorre aos prêmios de: Melhor atriz de drama (Judy Dench) e melhor roteiro (Jeff Pope Steve)

Ah, Judy Dench. Quem não é apaixonado por essa moça deveria ser. No filme, baseado em fatos reais, ela é Philomena, uma mulher cujo filho lhe foi tomado quando era ainda recém-nascido. Com a ajuda do jornalista Martin Sixsmith (Steve Coogan), a protagonista sai em busca de seu herdeiro.

Assista ao trailer (legendado):

Rush: No Limite da Emoção
Diretor: Ron Howard
Estreia no Brasil: 13 de setembro de 2013
Também concorre ao prêmio de: Melhor ator coadjuvante (Daniel Bruhl)

O mundo da Fórmula 1 tem grandes histórias para contar, e a rivalidade entre Niki Lauda (Daniel Bruhl) e James Hunt (Chris Hemsworth) é uma das melhores delas. O filme acompanha os eventos dramáticos dos mundias de 1975 e 1976. Bom entretenimento até para quem não acompanha corridas.

Assista ao trailer (legendado):


MELHOR FILME DE COMÉDIA OU MUSICAL

Trapaça
Diretor: David O. Russell
Estreia no Brasil: 24 de janeiro de 2014
Também concorre aos prêmios de: Melhor ator de musical ou comédia (Christian Bale), melhor atriz de musical ou comédia (Amy Adams), melhor ator coadjuvante (Brasley Cooper), melhor atriz coadjuvante (Jennifer Lawrence), melhor diretor (David O. Russell) e melhor roteiro (David O. Russell)

Favorito na disputa do prêmio de melhor filme de comédia ou musical, Trapaça é favorecido por seu elenco, que teve representantes em todas as categorias de atuação. O filme acompanha a história do golpista Irving Rosenfeld (Christian Bale), forçado a colaborar com o agente do FBI Richie DiMaso (Bradley Cooper).

Assista ao trailer (legendado):

Ela
Diretor: Spike Jonze
Estreia no Brasil: 7 de fevereiro de 2014
Também concorre aos prêmios de: Melhor ator de musical ou comédia (Joaquin Phoenix) e melhor roteiro (Spike Jonze)

Scarlett Johansson é apenas a voz do sistema operacional de um celular, mas é apaixonante ainda assim. Com um baita roteiro de Spike Jonze, o filme conta a história de Theodore (Joaquin Phoenix), um escritor solitário que se apaixona por Samantha, a voz em seu smartphone.

Assista ao trailer (legendado):

Inside Llewyn Davis
Diretor: Ethan Coen e Joel Coen
Estreia no Brasil: Fevereiro, sem data
Também concorre aos prêmios de: Melhor ator de de musical ou comédia (Oscar Isaac) e melhor canção original (Please Mr Kennedy)

O melhor filme de 2013, de acordo com a Sociedade Nacional de Críticos de Cinema. O novo longa dos irmãos Coen companha Llewyn Davis (Oscar Isaac), um jovem cantor de folk na Nova York de 1961, que sempre anda com o violão na mão e luta para ganhar a vida como músico.

Assista ao trailer (legendado):

Nebraska
Diretor: Alexander Payne
Estreia no Brasil: 31 de janeiro de 2014
Também concorre aos prêmios de: Melhor ator de musical ou comédia (Bruce Dern), melhor atriz coadjuvante (June Squibb), melhor diretor (Alexander Payne) e melhor roteiro (Bob Nelson)

O filme é dirigido por Alexander Payne, que arrebatou o Globo de Ouro de melhor filme de drama em 2012, por Os Descendentes, e o de melhor roteiro em 2005, por Sideways. O drama narra a viagem de um homem idoso e problemático, Bruce Dern (Woody Grant), ao lado de seu filho, David (Will Forte), para o Nebraska, com o objetivo de receber um prêmio de loteria.

Assista ao trailer (em inglês):

O Lobo de Wall Street
Diretor: Martin Scorsese
Estreia no Brasil: 24 de janeiro de 2014
Também concorre ao prêmio de: Melhor ator de musical ou comédia (Leonardo Dicaprio)

A nova colaboração de DiCaprio e Scorsese acompanha a história verídica de Jordan Belfort, um inescrupuloso e jovem milionário da bolsa de valores, condenado por fraude de segurança e lavagem de dinheiro em 1998. Leo é mestre em fazer o tipo confiante e malandrão.

Assista ao trailer (legendado):


MELHOR FILME EM LÍNGUA ESTRANGEIRA


Azul É a Cor Mais Quente (França)

Diretor: Abdellatif Kechiche
Estreia no Brasil: 6 de dezembro de 2013

As atuações intensas de Adèle Exarchopoulos (uma grata revelação de 2013) e Léa Seydoux já fazem valer o ingresso de cinema (o filme está em cartaz no Brasil). Com muitas e muitas cenas de sexo, muitas e muitas lágrimas derramadas, narra o processo de autodescoberta da jovem Adèle (Exarchopoulos), que se apaixona pela artista plástica Emma (Seydoux).

Assista ao trailer (legendado):

A Grande Beleza (Itália)
Diretor: Paolo Sorrentino
Estreia no Brasil: 20 de dezembro de 2013

O filme disputou a Palma de Ouro com Azul É a Cor Mais Quente e perdeu. No entanto, mantém boas chances para o Globo de Ouro. Na trama, o escritor Jap Gambardella (Toni Servillo) vive em festas da alta sociedade em razão do prestígio do único livro que escreveu, quando ainda era jovem. Ao lembrar de um antigo amor, cria forças para transformar sua vida.

Assista ao trailer (legendado):

A Caça (Dinamarca)
Diretor: Damian Lee
Estreia no Brasil: 22 de março de 2013

Ganhador de quatro prêmios em Cannes, A Caça mostra a perseguição de uma cidade inteira ao funcionário de uma creche, Lucas (Mads Mikkelsen), acusado inhustamente de ter mostrado as partes íntimas a uma criança.

Assista ao trailer (legendado):

O Passado (Irã)
Diretor: Asghar Farhadi
Estreia no Brasil: Fevereiro, sem data

De Asghar Farhadi, diretor do belo filme A Separação, O Passado volta ao espinhoso tema do divórcio. Após quatro anos de separação, Ahmad (Ali Mosaffa) retorna a Paris, vindo de Teerã, a pedido da ex-mulher francesa, Marie, para finalizar o processo do divórcio. Durante sua rápida estada, ele nota a conflituosa relação entre Marie e sua filha Lucie.

Assista ao trailer (legendado):

Vidas ao Vento (Japão)
Diretor: Hayao Miyazaki
Estreia no Brasil: 21 de fevereiro de 2014

Hayao Miyazaki, diretor de clássicos da animação como A Viagem de Chihiro e Meu Vizinho Totoro, disse que Vidas ao Vento foi o único de seus filmes que o fez chorar. A animação, despedida artista japonês do cinema, conta a história do jovem engenheiro aeronáutico Jiro Horikoshi, responsável pelo desenvolvimento da aeronave militar Zero sen, utilizada pelo exercito nipônico entre 1940 e 1945.

Assista ao trailer (em inglês):

 

MELHOR LONGA ANIMADO

Os Croods
Diretor: Kirk De Micco e Chris Sanders
Estreia no Brasil: 22 de março de 2013

O filme da Dreamworks é uma comédia pré-histórica que acompanha a aventura da primeira família que habitou a Terra, enquanto eles partem em busca de uma nova casa, depois de a caverna do clã ser destruída.

Assista ao trailer (dublado):

Meu Malvado Favorito 2
Diretor: Pierre Coffin e Chris Renaud
Estreia no Brasil: 5 de julho de 2013

A sequência de Meu Malvado Favorito mostra o ex-vilão Gru, agora pai de família, sendo recrutado pela Liga Antivilão para salvar o mundo de criminosos.

Assista ao trailer (dublado):

Frozen – Uma Aventura Congelante
Diretor: Chris Buck e Jennifer Lee
Estreia no Brasil: 3 de janeiro de 2014
Também concorre ao prêmio de: Melhor canção original (Let it Go)

Na produção da Disney, Anna parte para uma aventura com Kristoff, um grosseiro homem das montanhas, e a sua leal rena Sven, para encontrar a sua irmã Elsa, cujos gélidos poderes encarceraram o reino de Arendelle num Inverno eterno.

Assista ao trailer (dublado):

 

Globo de Ouro: De 31 filmes indicados, só 15 estrearam no Brasil; conheça nomeados

Sem mais artigos