O humor destruidor e corrosivo que o Porta dos Fundos destila nos dias de hoje em seus vídeos no YouTube tem muito a ver com um programa de TV que marcou época no final da década de 80: a TV Pirata.

Lançado pela TV Globo em abril de 1988, o humorístico ficou no ar até meados de 1992, e teve como principal marca a vocação para debochar da própria televisão – incluindo os programas da Globo, que produzia e exibia o TV Pirata.

E no meio de diversas sátiras a programas de esporte, jornalísticos, femininos ou infantis, claro que sobrava muita munição para satirizar as novelas da Globo, prato principal da emissora.

E foi assim que surgiram dois grandes clássicos “novelísticos”: as novelas Fogo no Rabo – paródia à Roda de Fogo, exibida pela Globo em 1986 – e Rala Rala – que detonava Salvador da Pátria, exibida pela Globo em 1989.

São essas duas produções antológicas que compõem o DVD TV Pirata Edição Especial Novelas, que a Globo Marcas acaba de mandar para o mercado. O DVD é duplo e contém as duas “novelas” na íntegra.

Vale lembrar: em 2004, a Globo Marcas lançou um outro DVD duplo da TV Pirata. O conteúdo era assim: no DVD 1, diversos quadros, esquetes e piadas gerais; no DVD 2, a novela Fogo no Rabo na íntegra. Mas esses DVD está esgotado há anos e só pode ser encontrado em sites de leilões, às vezes a preços exorbitantes.

O DVD que está sendo lançado agora tem preço de R$40 nas lojas, em média. Corra antes que acabe.

Sem mais artigos