Os filmes que retrataram Nixon e o caso Watergate

O caso Watergate, que desembocou na renúncia do presidente dos EUA Richard Nixon em 08/08/74, completa 40 anos. O cinema retratou o assunto em algumas ocasiões. Relembre a seguir.
Créditos: Divulgação

Em 08 de agosto de 1974, um fato inédito ocorreu. Pela primeira vez – e única, até agora – um presidente dos EUA renunciava ao cargo. O autor do “feito” foi Richard Nixon (1913-1994).

Eleito presidente dos EUA em 1968, assumiu no início de 1969, ficando no poder até o final de 1972, quando foi reeleito. Mas o segundo mandato seria interrompido pela renúncia.

Nixon renunciou depois de ser envolvido no escândalo de Watergate – nome dado ao caso de espionagem política denunciado pelo jornal The Washington Post.

Watergate era o nome de um edifício em Washington onde funcionava a sede do comitê nacional do Partido Democrata. Em junho de 72, homens foram presos instalando escutas no comitê. Os jornalistas do Post, Bob Woodward e Carl Bernstein, descobriram que a Casa Branca estava envolvida na espionagem. Para escapar do impeachment, Nixon renunciou.

O caso foi parar nos cinemas algumas vezes – a mais famosa delas, no filme Todos os Homens do Presidente (1976), onde Robert Redford e Dustin Hoffman encarnaram Bob e Carl.

Confira na galeria acima esse e outros momentos de Watergate no cinema.


int(1)

Há 40 anos, Richard Nixon renunciava à presidência dos EUA. Veja os filmes que retrataram o caso

Sair da versão mobile