O filme The Imitation Game (ainda sem tradução para o Brasil), no qual Benedict Cumberbatch interpreta o matemático britânico que decifrou o código secreto da Alemanha na Segunda Guerra Mundial, foi escolhido neste domingo (14) como o melhor filme da 39ª edição do Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF).

Dirigido pelo diretor norueguês Morten Tyldum, o longa foi escolhido por votação do público de Toronto como o melhor do TIFF, que hoje se encerrou na cidade após 11 dias. Nesse período foram exibidos cerca de 300 filmes de 79 países. A produção da espanhola Isabel Coixet, “Learning to Drive”, com Ben Kingsley e Patricia Clarkson, ficou em segundo lugar do festival.

O prêmio da Federação Internacional da Imprensa Cinematográfica (Fipresci) na categoria de Apresentações Especiais foi para “Time Out of Mind” (EUA), de Oren Moverman. Já o do programa Discovery foi para Abd Al Malik por “Qu’Allah bénisse la France!” (França).

O Festival de Toronto se transformou nos últimos anos na plataforma de lançamento dos filmes que querem competir ao Oscar do ano. Por exemplo, cinco dos últimos sete filmes ganhadores do Oscar de Melhor Filme passaram por Toronto (“12 Anos de Escravidão”, “Argo”, “O Artista”, “O Discurso do Rei” e “Quem Quer Ser um Milionário?)”. 

Sem mais artigos