Compare o ano de 1978 em Dancin' Days com o 1978 de Boogie Oogie

Dancin' Days foi produzida num momento único da sociedade brasileira. Era o início do fim da ditadura militar, que sairia de cena definitivamente em 1985. O país vivia a famosa abertura, e em 79 ocorreria a anistia, com os exilados políticos podendo retornar ao Brasil. Isso sem falar na lei do divórcio, que fora assinada em dezembro de 1977 - até então, o que existia era o desquite.
Créditos: Divulgação/TV Globo

O ano de 1978 parece querer tomar de 1968 a alcunha de “o ano que não terminou”. Depois de um longo período em que 68 foi bastante analisado, dissecado, cultuado e ressuscitado, 78 começa a ganhar cada vez mais força e firmar-se definitivamente como uma data mítica, seminal, básica no mundo pop.

Não por acaso, ao decidir produzir uma novela de época situada no final da década de 70, a TV Globo optou pelo tal ano de 78. Afinal, foi nele que a mesma Globo conheceu um de seus maiores sucessos: a cultuadíssima novela Dancin’ Days – que está sendo reprisada atualmente no Canal Viva.

Transmitida pela Globo entre julho de 1978 e janeiro de 1979 às 20h, Dancin’ Days virou um registro histórico, na medida em que documentou e registrou costumes, modas, gírias, comportamentos e tendências que explodiam no Rio de Janeiro de 78 – e por extensão no Brasil. Rever a novela no Canal Viva é quase como assistir a um documentário sobre o período. Até personalidades públicas surgem na novela, interpretando a si mesmas: Gal Costa, Hildegard Angel, Danuza Leão, entre outras.

Diante disso, é inevitável considerar Dancin’ Days uma espécie de cartilha ou mapa para se entender a data de 1978. Mas a novela Boogie Oogie, que a Globo estreou na segunda (04) às 18h, parece ter optado por descartar essa referência. Comparando as duas produções, crítica e público têm tido a impressão de que cada novela se passa num ano diferente.

Vamos analisar o motivo desse abismo entre as duas novelas. Confira na galeria acima!


int(1)

Máquina do tempo: Compare o ano de 1978 em Dancin' Days com o 1978 de Boogie Oogie

Sair da versão mobile