Os aficcionados pelo gênero terror cult estão com medo. E não é medo na ficção: os fãs receberam com pavor a notícia de que um dos maiores clássicos do gênero, Suspiria, será refilmado.

images

A novidade foi anunciada pelo diretor italiano Luca Guadagnino em entrevista à revista Variety. O cineasta declarou: “Vou dirigir um remake de Suspiria. Rodarei o filme no próximo inverno”. Luca está em alta no momento. O diretor de 44 anos participa do 72º Festival de Veneza, onde seu filme A Bigger Splash compete pelo Leão de Ouro. Mas isso não é suficiente para que os fãs de Suspiria aceitem a notícia com alegria.

Afinal, Suspiria é um dos terrores mais cultuados de todos os tempos. Filmado em 1977, é a obra mais famosa do também italiano cineasta Dario Argento, o mestre do giallo (gênero italiano que mescla horror, suspense e policial).

Suspiria 1977

Argento acaba de completar 75 anos (no dia 07/09), e Suspiria segue como uma obra-prima, simbolizando o auge do horror estilizado – suas cenas macabras de assassinatos e o terrível clima de mistério, emoldurados pela fotografia berrante e as cores fortes, marcaram época e geraram muitas imitações e citações.

tumblr_m6cb58cZbv1qzlozwo1_500

Wes Craven, morto recentemente e um dos mitos do terror americano, homenageou Suspiria em algumas cenas de seu hit pop Pânico (1996), por exemplo.

Para quem nunca viu Suspiria, basta dizer: veja. O filme narra a história de uma estudante de dança (Jessica Harper) que vai estudar num internato feminino de ballet na Europa e descobre que a escola é um antro de crimes, mistério, horror e sobrenatural.

Ainda não foi divulgado o elenco do remake de Suspiria, mas segundo o site Swide a estrela francesa Isabelle Huppert estaria no filme.

Vale lembrar que remakes de obras-primas do horror e do suspense costumam naufragar. Lembra-se de Psicose (1998), que Gus Van Sant quis fazer a partir do clássico (1960) de Hitchcock?…

sus5zo2

Sem mais artigos