A exposição gráfica e fotográfica Cinema espanhol: Uma crônica visual abre suas portas na próxima segunda-feira (4) no Rio de Janeiro por conta do Festival de Cinema realizado na cidade.

A mostra itinerante, organizada pelo Instituto Cervantes, passará por 110 anos de história do cinema espanhol, de 1896 até 2006, com cerca de 80 fotografias e 20 cartazes dos filmes mais representativos dessas 11 décadas.

O material está dividido em dez espaços que correspondem aos períodos da cinematografia espanhola: Origens, Expansão, Esplendor, Sombras, Recuperação, Desconcerto, Novos Rumos, Transições, Revezamentos e Futuro.

Além disso, as imagens estão acompanhadas do vídeo Cerca y lejos. Imágenes del cine español, de Marta Javierre e Fernando Carmena, que durante 30 minutos recria o itinerário da exposição.

Para o Instituto Cervantes, esta exposição serve como uma crônica da história recente da Espanha, explicada através do espaço imaginário do cinema.

Alguns dos filmes que protagonizam a mostra são títulos conhecidos da tradição cinematográfica espanhola, como El cochecitoLa escopeta nacional e Volver, assim como outros menos conhecidos como Apartado de Correos 1001, um dos primeiros filmes do gênero film noir produzidos no país.

A exposição permanecerá na sede do Instituto Cervantes do Rio de Janeiro até o dia 29 de outubro.

De 22 a 26 de outubro, a mostra será complementada com a projeção de cinco longas-metragens que representam diferentes tendências do cinema espanhol atual: AzuloscurocasinegroTres días con la familiaBajo las estrellasNómadasLadrones.


int(1)

Memória do cinema espanhol chega ao Rio de Janeiro em imagens

Sair da versão mobile