Neste sábado (4), os fãs de uma das mais famosas franquias de ficção científica celebram o Star Wars Day. A brincadeira começou porque, em inglês, o dia 4 de maio é chamado de May 4th, e sua sonoridade lembra o início da frase “May the Force be with you” (Que a Força esteja com você), usada nos filmes. 

Assim, “May the 4th” é o dia oficial de homenagear a dupla trilogia criada por George Lucas, que inclusive contribuiu, involuntariamente, para popularizar o trocadilho entre data e expressão dos cavaleiros jedi.

Em maio de 2005, o diretor e produtor concedeu uma entrevista ao canal alemão de TV N24 e, ao atender ao pedido do jornalista e repetir a clássica frase, confundiu o intérprete, que a traduziu errado, por acreditar que ele havia dito que estaria com os alemães no dia 4. 

Mas, apesar da brincadeira ter começado há anos, apenas em 2011 a primeira celebração foi organizada, no Toronto Underground Cinema, no Canadá, com direito a concurso de fantasias, quizz sobre a saga, paródias e vídeos. 

Para celebrar o “May the 4th be with you”, veja na galeria acima registros dos bastidores de Uma Nova Esperança (1977), O Império Contra-Ataca (1980) e O Retorno de Jedi (1983), os filmes que integram a primeira trilogia. E, nos links em destaque, cenas dessa e também da segunda trilogia, que inclui A Ameaça Fantasma (1999), Ataque dos Clones (2002) e A Vingança dos Sith (2005). 

Sem mais artigos