O Grande Gatsby, filme dirigido pelo australiano Baz Luhrmann e protagonizado por Leonardo DiCaprio, abrirá a 66ª edição do Festival de Cannes no dia 15 de maio, informaram seus organizadores.

A obra será projetada na seleção oficial fora de competição no Teatro Lumière e, pela segunda vez na história, a inauguração da mostra terá um filme em 3D, depois que a animação Up – Altas Aventuras fez o mesmo em 2009.

Adaptação do célebre romance de F. Scott Fitzgerald, o filme é ambientado nos anos 20, na costa leste dos Estados Unidos, e narra a vida de Jay Gatsby, interpretado por DiCaprio, a partir do testemunho do seu amigo Nick Carraway, vivido por Tobey Maguire.

Também estão no filme Carey Mulligan, Joel Edgerton e a “lenda do cinema indiano” Amitabh Bachchan.

“Para todos os que trabalharam no filme é uma grande honra abrir o Festival de Cannes. Estou muito orgulhoso por voltar a um país e a um festival que sempre se mostraram generosos comigo”, indicou Luhrmann.

O cineasta lembrou que Cannes fica perto da cidade de Saint-Raphaël, onde F. Scott Fitzgerald “escreveu algumas das passagens mais importantes e emotivas do seu extraordinário romance”.

Será a terceira vez de Luhrmann no Festival de Cannes, que em 1992 acolheu a sua obra Vem Dançar Comigo e fez o mesmo com Moulin Rouge – Amor em Vermelho em 1999.

Já DiCaprio irá à Croisette pela segunda vez. Na primeira, em 2007, o ator apresentou o documentário de temática ecologista A Última Hora.

Sem mais artigos