Imagens de O Hobbit, adaptação da obra de J.R.R. Tolkien


Créditos: Reprodução/TheOneRing.net

Quem espera de O Hobbit: Uma Jornada Inesperada a grandiosidade estética de O Senhor dos Anéis não ficará desapontado. O primeiro filme da nova trilogia do diretor Peter Jackson, inspirada no livro O Hobbit, de J.R.R. Tolkien, traz de volta às telonas os belos cenários neo-zelandeses, as colossais criaturas de computação gráfica e a primorosa fotografia de Andrew Lesnie. No entanto, falta ao filme um tanto de agilidade narrativa. Algumas sequências valem bocejos alongados.

A história de Uma Jornada Inesperada é situada no mesmo universo de O Senhor dos Anéis, 60 anos antes dos acontecimentos da primeira trilogia. O grande herói, dessa vez, é o hobbit Bilbo Bolseiro (Martin Freeman), tio do protagonista de O Senhor dos Anéis, Frodo Bolseiro (Elijah Wood). Bilbo leva uma vida pacata e segura quando, subitamente, é escalado pelo mago Gandalf (Ian McKellen) para acompanhar um grupo de 13 anões na missão de recuperar os tesouros e o reino deles, roubado pelo cruel dragão Smaug.

Uma Jornada Inesperada possui digressões necessárias e saborosas, que ajudam a contextualizar a aventura de Bilbo e dos anões dentro do universo de Tolkien. Um exemplo é a reprodução da batalha de Azanulbizar, originalmente narrada nos livros de O Senhor dos Anéis, em que os anões travam uma grande e importante luta contra os orcs. Outro ponto alto do filme é o primeiro encontro de Bilbo com Gollum (Andy Serkis), no qual o hobbit engana a criatura e rouba dela o Um Anel.

No entanto, grande parte das duas horas e 49 minutos de Uma Jornada Inesperada parece ser apenas uma longa sucessão de infortúnios vividos pela trupe de pequenos aventureiros. Bilbo e os anões passam um bocado de tempo tentando se livrar de trolls, orcs e outras criaturas, em um exagerado número de situações similares para um filme só.

Vale lembrar que Peter Jackson optou por transformar O Hobbit em uma trilogia com o argumento de que tinha muito material de qualidade para colocar apenas em um filme. O cineasta, a propósito, quis estender o período de gravações até 2013, para assegurar que não deixaria nada de fora. A impressão, porém, é de que Uma Jornada Inesperada funcionaria melhor se não houvesse tanta parcimônia nos cortes.

Por fim, o primeiro filme da trilogia O Hobbit possui, em geral, um clima mais ameno que os longas de O Senhor dos Anéis. Seu primeiro quarto explora o lado irreverente e festeiro dos anões, que criam situações de “humor pastelão”, assim que são recebidos na casa de Bilbo. Enquanto em O Senhor dos Anéis, o futuro da Terra-Média depende do sucesso da missão de Frodo, Uma Jornada Inesperada é mais sobre um hobbit tentando provar seu valor, ao ajudar um grupo de estranhos a recuperar seu lar.

Além de Ian McKellen, Elijah Wood e Andy Serkis, como Gandalf, Frodo e Gollum, Uma Jornada Inesperada traz de volta rostos familiares aos fãs de O Senhor dos Anéis, como os personagens Elrond (Hugo Weaving), Galadriel (Cate Blanchett) e Saruman (Christopher Lee). O filme tem estreia brasileira marcada para a próxima sexta-feira (14).


int(1)

O Hobbit: Uma Jornada Inesperada é um filme grandioso, mas cansativo

Sair da versão mobile