popcorn-time02

Nas últimas semanas, os usuários do Popcorn Time têm encontrado bastante dificuldade para assistir a filmes e seriados, chegando a acreditar, depois do manifesto publicado no Medium, que o serviço que um dia jurou nunca acabar, tivesse encontrado seu fim. Bem, não é exatamente o caso. O Popcorn Time realmente encontrou dificuldades pelo caminho desde seu lançamento, afinal, o plano era oferecer um serviço gratuito e colaborativo de qualidade, driblando mensalidades e cobranças de direitos autorais consideradas descabidas pelo mesmo. Porém, embora o aviso aponte para um fim, é possível dizer que o site esteja apenas des-ma-ia-do enquanto dá-se um jeito de fazê-lo continuar por muitos e muitos anos. Então, vamos entender o que aconteceu? Conversamos com Alexandre Rosas, heavy user da ferramenta, que acompanhou os fóruns de discussão sobre o futuro do PT (não o partido) e nos ajudou a entender o que rola.

– Afinal, morreu, ou não morreu?

Como Avril Lavigne, ele “morreu e foi substituído” por outro grupo de programadores, e o serviço continua no ar. Os filmes estão fora do ar há quase uma semana, mas as séries e desenhos japoneses continuam funcionando.O que estamos esperando é para ver se os filmes voltam em breve ou se o problema é definitivo desta vez.

– E como que a gente faz pra achar essa substituição?

A fonte de metadados dos filmes (no caso, a trakt.tv) mudou de servidor. Até eles lançarem uma nova versão com o endereço atualizado desse servidor, os filmes permanecerão fora do ar. Se você for nesta página de discussão do Popcorn Time, verá no box rosa o aviso oficial que eles deixaram. Nesse fórum, tem como baixar um build experimental para ver se os filmes voltam, porém estes são instáveis e costumam dar problemas. Se você não é muito especialista nessas coisas, é melhor ir acompanhando as notificações e ver o que acontece.

popcorn-time01

Resumindo:

1. O Popcorn Time quase morreu de fato, mas surgiu alguém pra “segurar a tocha” e prosseguir na maratona. O projeto está vivo, apenas com um problema temporário no carregamento dos filmes, mas já foi anunciado que a nova versão (sem data definida de lançamento) consertará o problema.

2. Pros apressados, já dá pra baixar um “build” (que é uma versão provisória, funcional mas descartável) que consertou o problema dos filmes.

Ufa, uma preocupação a menos neste mundo de séries!

O que está acontecendo com meu Popcorn Time? Calma que a gente te explica!

Sem mais artigos