Fotos do filme Bravura Indômita (True Grit), dos irmãos Coen

Hailee Steinfeld (Mattie Ross), Jeff Bridges (Rooster Cogburn), Matt Damon (LaBoeuf) e Josh Brolin (Tom Chaney) no pôster do filme Bravura Indômita (True Grit)

Depois que seu pai é morto por Tom Chaney, um de seus empregados, Mattie Ross quer vingança. Ela decide contratar alguém para capturar o assassino e, das indicações que recebe, escolhe aquele que dizem ser o mais impiedoso de todos: o xerife Rooster Cogburn.

Mas não é assim tão fácil: Mattie é uma menina de apenas 14 anos e exige acompanhar a busca, algo que Cogburn não quer aceitar de jeito nenhum. Mais ou menos a essa altura aparece LaBoeuf, um agente do Texas que persegue Chaney por outro assassinato, cometido anteriormente. Discussões à parte, os três acabam seguindo em busca do criminoso, agora parte de uma gangue.

Bravura Indômita é baseado em um livro de mesmo nome, escrito por Charles Portir e publicado em 1968. A primeira adaptação chegou aos cinemas um ano depois, com John Wayne como Rooster Cogburn, papel que lhe deu um Oscar de melhor ator.

Em 2010, Jeff Bridges assumiu o xerife beberrão e cego de um olho, e agora pode repetir o feito de Wayne, já que é um dos indicados na mesma categoria.

A nova versão de Bravura Indômita tem direção dos irmãos Joel e Ethan Coen e concorre a dez categorias no Oscar deste ano: Filme, Diretor, Roteiro Adaptado, Ator (Jeff Bridges), Atriz Coadjuvante (Hailee Steinfeld), Direção de Arte, Fotografia, Figurino, Mixagem Sonora e Edição Sonora.

Leia abaixo algumas curiosidades sobre o filme e veja a seguir os trailers das duas versões de Bravura Indômita.

Curiosidades

– Quando foi receber a estatueta do Oscar, a única de sua carreira, John Wayne brincou: “Uau! Se eu soubesse disso teria colocado esse tapa-olho 35 anos antes”.

– Jeff Bridges ocupa o mesmo papel de Wayne, enquanto Matt Damon ficou com o de Glen Campbell (La Boeuf), Josh Brolin substituiu Jeff Corey (Tom Chaney) e Hailee Steinfeld interpreta a mesma personagem de Kim Darby (Mattie Ross). Robert Duvall e Dennis Hopper também estavam no elenco do primeiro filme e seus antigos papéis foram agora interpretados, respectivamente, por Barry Pepper (Ned Pepper) e Doomhall Gleeson (Moon).

– A primeira adaptação gerou uma continuação em 1975, chamada Rooster Cogburn. John Wayne voltou ao papel, desta vez contracenando com Katharine Hepburn. Em 1978 foi feito um terceiro filme, diretamente para a TV. Mas True Grit: A Further Adventure, não tinha ninguém do elenco original e Warren Oates e Lisa Pelikan eram os novos Cogburn e Mattie.

– Com quase US$ 175 milhões, Bravura Indômita se tornou a maior bilheteria na carreira dos irmãos Coen. Para muitos, a liberação para maiores de 13 anos nos EUA e a presença de uma adolescente na história fizeram muita diferença, levando aos cinemas um público que normalmente não se interessaria por um faroeste.

– Apesar de ter um elenco com atores consagrados, o grande nome do elenco tem sido o de Hailee Steinfeld. Aos 14 anos, ela não foi indicada apenas ao Oscar. No total, foram mais de 15 indicações, sendo que ela já levou sete. Mas não foi fácil chegar lá. Nada menos do que 15 mil atrizes disputaram a chance de ser Mattie Ross.

– A versão dos irmãos Coen tem alguns detalhes bem mais fieis ao livro do que a de 1969, dirigida por Henry Hathaway. Para começar, em 2010 a história é narrada por Mattie quando ela já tem 40 anos e recorda o passado, enquanto em 1969 a ação acontecia em tempo real, no final da década de 1880.

– Mattie é a grande protagonista do romance, e Cogburn não tem importância maior que os outros personagens masculinos. Em ambos os filmes a história não é bem assim.

– Outra mudança em relação ao xerife foi sua idade. No livro ele tem aproximadamente 40 anos, mas tanto John Wayne quanto Jeff Bridges gravaram os filmes aos 61 anos de idade.

Oscar 2011: Veja um perfil e curiosidades sobre Bravura Indômita, dos irmãos Coen

Sem mais artigos