A temporada de caça aos dourados prêmios da indústria cinematográfica está aberta. Depois do Globo de Ouro, realizado neste domingo (12) – que consagrou 12 Anos de Escravidão e Trapaça como os melhores filmes de “drama” e “comédia ou musical” de 2013, respectivamente – atores, diretores e produtores preparam seus melhores trajes para o maior e mais tradicional prêmio do cinema mundial , o Oscar.

A 86ª edição do evento acontece no próximo dia 2 de março de 2014, tendo como favoritos aos prêmios filmes como Capitão Phillips, Gravidade, O Lobo de Wall Street, Trapaça e 12 Anos de Escravidão. Os indicados serão revelados nesta quinta-feira (16).

Realizada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, a cerimônia de premiação acontece desde o logínquo ano de 1929. O primeiro evento teve 15 prêmios entregues, no dia 16 de maio, e o preço para os ingressos de convidados era de US$ 5.

Ao longo dos anos, novas categorias foram introduzidas, como a de melhor documentário (1942), melhor filme estrangeiro (1957) e melhor longa-metragem de animação (2002), e o prêmio cresceu, tornando-se um dos maiores eventos do mundo do entretenimento.

A estatueta do Oscar, uma escultura em ouro de 24 quilates, representando um guerreiro com espada, de pé em cima de um rolo de filme, foi entregue 2.832 vezes em sua história.

Os filmes que mais receberam prêmios foram Ben-Hur (1959), Titanic (1997) e O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003), 11 cada. John Ford foi o cineasta que mais recebeu estatuetas de melhor diretor, quatro ao todo. Katharine Hepburn, por sua vez, foi o artista que mais recebeu prêmios de atuação, quatro estatuetas de melhor atriz.

A próxima edição da cerimônia de premiação será apresentada por Ellen DeGenres, no Dolby Theater, em Los Angeles. O Virgula Top of The Pops estará por lá, bloco de nota e câmera em mãos, para registrar toda a movimentação da cidade em torno do prêmio. Estamos empolgados.

 

Veja aqui pacotes da CI para você também curtir o Top of the Pops

Sem mais artigos