O cineasta Peter Jackson revelou, em sua página oficial no Facebook, que alterou o título do terceiro e último filme da franquia O Hobbit, baseada no livro de J.R.R. Tolkien. O novo título é O Hobbit – A Batalha dos Cinco Exércitos, referência a uma das passagens do próprio livro. Anteriormente, a ideia era que o longa-metragem se chamasse Lá e De Volta Outra Vez.

“Nossa jornada para fazer a trilogia O Hobbit tem sido, de certa forma, como a jornada de Bilbo Baggins, com caminhos secretos que revelam segredos para nós a medida que caminhamos. Lá e de Volta Outra Vez parecia mais como o nome de um segundo filme contando a saga para reclamar a Montanha Solitária. Mas quando chegamos a esta parte, pareceu errado = especialmente porque Bilbo já estava lá na Desolação de Smaug”, disse o diretor em sua página.

“Quando fizemos a première no ano passado, tive uma conversa com o estúdio sobre repensar o título. Decidimos manter a cabeça aberta até que um corte do filme estivesse pronto. Chegamos a este ponto na última semana e, depois de ver o filme, concordamos que o novo título é completamente apropriado”, concluiu.

Na literatura, Lá e De Volta Outra Vez é o título da saga completa de Bilbo – ou seja, saindo do Condado, até a Montanha Solitária e de volta à sua casa. Jackson revelou ainda que uma versão extentida de A Desolação de Smaug já está sendo completada, com 25 minutos de novas cenas e música original de Howard Shore.

Já o terceiro filme da trilogia está em processo de edição e tem estreia prevista para 11 de dezembro nos cinemas brasileiros.

Sem mais artigos