Quem matou Odete Roitman? Se você não sabe a resposta mas odeia spoilers, não se preocupe, não vamos contar. E mais: para descobrir, basta descolar o novo box de novelas da Globo: Vale Tudo.

A novela é considerada a melhor (ou uma das melhores) de todos os tempos da TV brasileira. Exibida entre maio de 1988 e janeiro de 1989 às 20h (e reprisada no Canal Viva entre outubro de 2010 e julho de 2011), foi escrita pelo trio Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Basseres. E literalmente parou o Brasil em suas semanas finais, por causa da pergunta que dá início a este texto.

A tal Odete Roitman, a poderosa milionária e empresária morta a tiros, foi vivida por Beatriz Segall – hoje aos 88 anos, a respeitada atriz virou notícia nos últimos dias ao declarar que está desempregada, sem contrato com a Globo, e que dá aulas particulares de interpretação. Não por necessidade financeira, e sim por prazer.

Mas voltando a Vale Tudo. O mote da novela era “vale a pena ser honesto no Brasil?” Para ilustrar o tema, criava-se o embate entre duas posturas: Raquel (Regina Duarte), a mulher batalhadora, que luta e trabalha para sobreviver de forma honesta; e Maria de Fátima (Glória Pires), filha de Raquel, oportunista, inescrupulosa e mau caráter, capaz de tudo para se dar bem, inclusive dar golpes do baú.

Com essa estrutura, a novela questionava os valores do Brasil, que na época vivia o auge dos chamados “crimes do colarinho branco”, que permaneciam impunes. Curiosamente, ao final da novela (em janeiro de 89), o personagem Ivan (Antônio Fagundes) comentava: “O povo votou melhor nas últimas eleições, tenho esperança”. Ivan referia-se à grande vitória do PT nas eleições de 88, com Luíza Erundina vencendo como prefeita de São Paulo, entre outros feitos.

Vinte e cinco anos depois: a recente eleição presidencial trouxe o ferrenho duelo entre PT e PSDB, e o Partido dos Trabalhadores já não goza da mesma imagem “revolucionária” e “visionária” que tinha em 1988. Vale Tudo continua mais atual do que nunca, discutindo corrupção, desonestidade, crimes impunes e poderosos escapando via jatinho e dando uma banana para o Brasil. Vale a pena ver de novo?

Sem mais artigos