Em tempos de vestido azul e preto ou dourado e branco, de Jesus Cristo em celebridades e de polêmicas com carne de boi, dá para perceber que assuntos palpitantes e curiosos (ou bizarros) continuam atraindo o interesse das pessoas. E hoje a fonte das discussões está nas redes sociais.

Mas houve um tempo em que existia uma outra central de debates, discussões e encantamento: a televisão e seus intervalos comerciais.

As décadas de 70, 80 e 90 foram o auge da publicidade brasileira televisiva, gerando centenas de comerciais antológicos que marcaram época e ilustraram a infância e adolescência de gerações. Relembre a seguir uma (pequena) seleção e responda: qual destes marcou sua vida?

DDDRin
Lançada nos anos 70, essa campanha fez enorme sucesso com seu jingle no ritmo da discoteca, e acabou ficando anos no ar, mudando um pouco o arranjo da música. Mas a animação original permaneceu.

Milani
Outra animação clássica dos anos 70, com outro jingle pegajoso e inesquecível. Numa época em que as crianças realmente tomavam a Groselha Vitaminada Milani.

Bala de Leite Kids
Com jingle marcante de Renato Teixeira e Sérgio Mineiro, foi outro hit da infância 70 / 80. O período foi o auge das guloseimas que conquistaram o público infanto-juvenil.

Taí
Romântico e belo, foi lançado em 1982 e ficou anos no ar. Criação de Washington Olivetto, já anunciava o estilo daquele que seria seu mais famoso comercial: o primeiro sutiã.

Primeiro Sutiã
E aí vem ele: em 1986, surgiu esse que é até hoje o comercial brasileiro mais famoso e lembrado de todos os tempos. Afinal, “o primeiro sutiã a gente nunca esquece”.

Vick Vaporub
Estrelado pelo então ainda desconhecido menino Luciano Amaral (futuro astro de Mundo da Lua e Castelo Rá-Tim-Bum), foi lançado em 1986.

Gelol
Outro clássico oitentista, marcou época com o bordão “Não basta ser pai, tem que participar”. A década trouxe muitos comerciais sensíveis e comoventes, rodados com belas fotografias.

US Top
“Bonita camisa, Fernandinho!” Mais um bordão que marcou a história da propaganda brasileira com uma série de comerciais, estreladas pelo chefe vaidoso e invejoso e seu funcionário preferido.

Bombril
Impossível falar de comerciais clássicos sem lembrar do eterno Garoto Bombril de Carlos Moreno, personagem criado em 1978. Nesta propaganda, Moreno esbanja seu talento encarnando vários personagens.

C&A
Em 1989, nascia o personagem “Abuse & Use C&A”, vivido por Sebastian. Detalhe: esse comercial de estreia do personagem foi totalmente inspirado em uma das sequências finais do filme Os Irmãos Cara de Pau (1980), inclusive a música.

Guaraná Antártica
Nos anos 90, viraram moda os comerciais estrelados por alimentos. A série da Antártica com pizza e pipoca foi sucesso, ajudada por jingles marcantes. Veja os dois aqui:

All Day
Em 1994, este comercial da margarina resgatou a canção Oh Happy Day e gerou uma série de propagandas, além de inaugurar uma onda de comerciais estrelados por crianças supostamente fofas.

Bubbaloo Banana
E que tal esta festa escolar, com uma versão da música Banana Boat Day-O – mais uma “inspiração” cinematográfica, tirada do filme de Tim Burton Os Fantasmas se Divertem.

Laka
Mas ainda havia espaço para o romantismo adolescente, nesse comercial regado a Crying in the Rain, hit dos 60 que tinha sido regravado pelo grupo A-ha na época – mas a versão da propaganda é outra.

Parmalat
Para encerrar, os inesquecíveis filhotes da Parmalat, que encantaram o público e foram um dos maiores sucessos da propaganda nacional – o filme de estreia foi lançado em 1996.


int(1)

Qual destes comerciais marcou sua vida? Relembre propagandas clássicas da TV