Mike Meyers e Dana Carvey

Mike Meyers e Dana Carvey

Em fevereiro de 1992, quando a Paramount Pictures lançou ‘Quanto Mais Idiota Melhor’ nos cinemas, os críticos não deram muita bola para a comédia estrelada por Mike Myers. Eles não acreditavam que o abobalhado comediante do programa ‘Saturday Night Live’ tivesse capacidade de atrair um grande público para as salas de exibição. Grande erro! Em pouco tempo, o longa atraiu milhares de espectadores, faturou mais de 180 milhões de dólares e se transformou em clássico do cinema internacional.

Hoje, 25 anos depois de sua estreia, a comédia é lembrada por fãs do gênero que ainda se divertem com as aventuras de Wayne Campbell (Myers) e Garth Algar (Dana Carvey), dupla de nerds que vê sua vida mudar depois que o pequeno programa que apresentam em um canal da TV a cabo migra para um canal aberto.  Logo eles descobrem que o convite, feito por executivo mauricinho, esconde outras intenções e que o novo caminho será cheio de perigos, tentações e poucas festas para curtir. Para comemorar a data, lembramos de 10 curiosidades que envolveram o longa:

Nada de dupla

A principio, Mike Myers não queria contracenar com Dana Carvey. Rolou um certo ciúme entre os dois e a explicação para isso está no passado dos dois. Myers havia criado o personagem Wayne para protagonizar esquetes dentro do programa Saturday Night Live na década de 70. Fez muito sucesso, até que a produção da atração sugeriu que Carvey fizesse dupla com ele, na pele do abobado Garth. O novo personagem caiu nas graças do público e acabou atraindo mais atenção que Wayne, o protagonista.

Gênio difícil

Mike Meyers, aliás, não deixou muita saudade nos bastidores do filme. Conhecido por seu temperamento forte, o ator brigou algumas vezes com a produção. A diretora Penelope Spheeris lembrou, em entrevistas, que, certa vez, ele deu um escândalo e se trancou por horas em seu camarim por descobrir que a mesa de lanches só tinha manteiga e não margarina.

Dor no pescoço

Mike Myers e Dana Carvey ficaram com uma forte dor no pescoço depois de gravarem a famosa cena do carro, em que todos chacoalham a cabeça ao som de ‘Bohemian Rhapsody’, do Queen. Em algumas das cenas seguintes fica visível que os atores estão tentando movimentar o pescoço o mínimo possível.

Gravações a jato

O longa foi filmado em 34 dias na cidade de Ontario, Canadá. É um tempo quase recorde em se tratando de um longa-metragem.

Mulher no comando

O filme foi um marco na carreira da diretora americana Penelope Spheeris, que até então tinha no currículo apenas pequenas produções. Penelope também foi uma das primeira as abrir  caminho para que outras diretoras brilhassem em Hollywood, um ambiente até então dominado por homens.

Ator por acaso

Quando foi convidado para uma participação no filme, Alice Cooper achou que faria apenas um número musical e ia embora. Chegando aos sets, recebeu os roteiros e viu que tinha várias falas e um monólogo de muitas linhas. Apesar do suto, tirou de letra e brilhou no filme.

Trailer exclusivo

Um trailer especial foi produzido para ser exibido nos cinemas, mas apenas antes das sessões de ‘A Família Addams’.

Última cena

Uma das sequencias mais simbólicas do filme, a cena em que Wayne e Garth conversam no capô do carro, foi a última a ser gravada. A equipe estava tão cansada que os atores abandonaram as falas do roteiro e fizeram a cena de improviso.

Época triste

Apesar da alergia em cena, Mike Myers lembra dos dias de gravação com certa tristeza. Em entrevistas, o ator contou que esse trabalho coincidiu com uma época em que seu pai estava doente.  “Eu me lembro que, no fim do trabalho, ele estava morrendo”, disse.

Personagens ausentes

Na história, Wayne mora com os pais. No entanto, esses personagens não são vistos no filme em nenhum momento.

 

'Quanto Mais Idiota Melhor' se tornou um clássico da comédia

Em uma das cenas mais famosas do filme, os personagens cantam
Em uma das cenas mais famosas do filme, os personagens cantam "Bohemian Rhapsody' do Queen, sacudindo fortemente a cabeça. A diretora Penelope Spheeris pediu que os atores repetissem algumas vezes a sequência, deixando o elenco com fortes dores no pescoço
Créditos: Reprodução

 


int(1)

'Quanto Mais Idiota Melhor' faz 25 anos! Veja 10 curiosidades sobre o filme