Dois cineastas morreram na Austrália devido à queda do helicóptero em que estavam enquanto trabalhavam num documentário do diretor James Cameron para o grupo de comunicação National Geographic, informa a empresa em comunicado divulgado neste domingo (5).

O roteirista e produtor australiano Andrew Wight, de 51 anos, e o cineasta americano Mike deGruy, de 61, morreram neste sábado quando o helicóptero, pilotado por Wight, caiu e pegou fogo pouco após decolar do aeroporto de Jaspers Brush, a 120 quilômetros de Sydney, detalha o comunicado da National Geographic.

Militantes do conservacionismo ambiental, especializados em reportagens de prospecção submarina, ambos preparavam um documentário sobre Papua Nova Guiné.

Wright trabalhou em parceria com Cameron quando escreveu e coproduziu o filme 3D Santuário, inspirado em uma experiência pessoal do roteirista. A história conta seis expedições ao fundo do mar que serviram para a realização de documentários como Last Mysteries of Titanic e Fantasmas do Abismo.

DeGruy, ganhador de um prêmio Emmy, tinha 30 anos de experiência como produtor, apresentador e cinegrafista submarino em projetos como Planeta Azul e Last Mysteries of Titanic.

No comunicado, Cameron disse que os dois cineastas eram seus “irmãos do fundo do mar” e classificou as mortes como “uma grande perda para o mundo da prospecção submarina, conservação e cinematografia”.

“Ambos eram verdadeiros exploradores que fizeram coisas extraordinárias e foram a lugares nunca vistos por outros seres humanos”, destacou Cameron.

“Morreram fazendo o que mais queriam, saindo rumo ao mar em uma nova e desafiante expedição (…) Eram narradores apaixonados que viveram sob o código do explorador do humor, empatia, otimismo e coragem”, concluiu o diretor da megaprodução Avatar.

O presidente da National Geographic, Tim Kelly, ressaltou que os dois cineastas “conseguiram tanto, mas se foram tão cedo, que nosso mundo ficou enormemente diminuído por sua partida”.



int(1)

Queda de helicóptero mata dois colaboradores que faziam documentário para James Cameron