Roteirista dá detalhes de bastidores de filme com Danton Mello de médium

Carioca e formada em artes cênicas e psicanálise, Jacqueline Vargas escreve há mais de 20 anos e é o nome por trás do roteiro do novo longa-metragem “Predestinado: Arigó e o Espírito do Dr. Fritz”, estrelado por Danton Mello e Juliana Paes e que conta a história do mineiro José Pedro de Freitas, o Arigó (Danton Mello), primeiro médium a incorporar o espírito do médico alemão Dr. Fritz, morto durante a Primeira Guerra Mundial.

> Siga o novo Instagram do Virgula! Clique e fique por dentro do melhor do Entretê!

O filme chega aos cinemas brasileiros no dia 1º de setembro e é dirigido por Gustavo Fernandez, diretor-geral da novela “Pantanal”, exibida na Rede Globo, e distribuído pela Imagem Filmes. Convidada pelo produtor Roberto d’Avila, para desenvolver o roteiro original do filme, Jacqueline realizou entrevistas com familiares do médium e pesquisou extensamente em fontes diretas e muitos livros, dentre eles “Arigó e o Espírito do Dr. Fritz”, escrito pelo jornalista e escritor americano John G. Fuller, da Editora Pensamento.

“Quando Roberto me chamou, em 2015, ele queria muito fazer uma versão brasileira da história de Arigó e me deu toda liberdade para escrever a história sob a minha perspectiva e com a proposta conceitual que eu quisesse. E foi assim que comecei a estudar e conhecer, a fundo, a história deste protagonista. Além de ler muitas pesquisas e livros sobre José, fui até a cidade de Congonhas (MG) conhecer a sua família e cheguei até a me hospedar na casa de um de seus filhos, Sidney, onde pude conhecer tudo sobre a sua vida, como homem, como pai e como médium”, comenta Jacqueline. “Minha grande inspiração para o roteiro foi a sua família e descobrir, por meio dela, tudo o que ele fez. A ideia é, justamente, contar a sua história pelo ponto de vista do ser humano Arigó, em sua fragilidade como médium, e toda a sua missão, que fez com que ele se tornasse figura fundamental para a cirurgia espiritual no Brasil”, completa.

Durante esse período de imersão para o roteiro do longa, uma das coisas que mais chamou a atenção de Jacqueline foi o fato de, em outros países, Arigó ter sido valorizado e celebrado com sua missão e, no Brasil, seu país de origem, não. “Ele era um médium completo e tinha, praticamente, todas as faculdades mediúnicas. Arigó fazia coisas, realmente, admiráveis e, ao invés de ser celebrado aqui como deveria, sofreu e passou por maus bocados para cumprir a sua verdadeira missão. E é isso que busquei retratar no filme”, comenta. “Decidi não fazer uma história biográfica linear, mas focar, justamente, em sua missão como médium e em tudo o que ele abdicou para cumpri-la e toda a luta interna que ele enfrentava, a dificuldade de entender a si mesmo, o medo frente ao desconhecido e a tudo o que ele era predestinado a fazer. Foi um processo longo e difícil, mas muito bonito e gratificante para mim”, ressalta a roteirista.

Além desse atual trabalho, no cinema, Jacqueline assinou o roteiro de “Querida mamãe”, estrelado por Letícia Sabatella e Selma Egre e seus longas “Fim da inocência” e “TPM — meu amor” estão em produção. Participou do Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council com o Monólogo “s.a.r.a.h”. Atuou como co-autora da novela teen “Floribella” (Bandeirantes e RGB); “Vende-se um véu de noiva” (SBT), “A Terra Prometida” (Rede Record) e “Malhação — Múltipla escolha” (Rede Globo), além da telenovela vencedora do Emmy Kids Internacional “Malhação — Viva a diferença”, com Cao Hamburguer.

Também adaptou e foi head writer da série “Rua Augusta” (TNT). Responsável pela adaptação das duas primeiras temporadas de “Sessão de Terapia”, do Globoplay, assinou as outras três temporadas originais da série no Brasil. Vargas também estreou como podcaster com sua audiossérie “TdVaiFicar”, estrelado por Angela Vieira e Juliana Silveira. Autora do romance sobre Sessão de terapia e do juvenil “Valentina — a herdeira da magia”. Ainda em 2022, Vargas finaliza o seu segundo romance juvenil, “A arte de cancelar a si mesmo”.

“Predestinado” é produzido pela Moonshot Pictures, de Roberto d’Avila, FJ Produções, de Fabio Golombek e The Calling Production, de James Guyer, e coproduzido pela Paramount Pictures e Camisa Listrada BH. No elenco, estão ainda Marcos Caruso, no papel do Padre Anselmo, Alexandre Borges, como o deputado Lúcio Bittencourt, Marco Ricca, como o juiz Barros, Cássio Gabus Mendes, como Cícero, João Signorelli, como Chico Xavier, e James Faulkner, em uma participação especialíssima como Dr. Fritz.

Sobre “Predestinado: Arigó e o Espírito do Dr. Fritz”

Parece impossível, mas esta é uma história real. Através do espírito de Dr. Fritz, médico alemão falecido durante a Primeira Guerra Mundial, José Arigó (Danton Mello) se tornou uma esperança de cura para milhões de pessoas ao redor do mundo. Ele foi alvo de críticas por parte dos mais céticos, mas com o apoio de sua esposa (Juliana Paes), conseguiu salvar inúmeras vidas por intermédio da cirurgia espiritual. Predestinado a ajudar sem receber nada em troca, Arigó é hoje reconhecido como um dos maiores fenômenos mediúnicos da história.

Ficha Técnica

Produtor: Roberto d’Avila, Fabio Golombek e James Guyer

Diretor: Gustavo Fernandez

Roteirista: Jacqueline Vargas

Direção de Fotografia: Uli Burtin

Direção de Arte: Antônio de Freitas

Trilha Sonora: Gus Bernardo

Produtoras: Moonshot Pictures, FJ Produções e The Calling Production

Coprodutoras: Paramount Pictures e Camisa Listrada BH

Distribuidora: Imagem Filmes

Elenco Principal

Danton Mello

Juliana Paes

Marcos Caruso

Alexandre Borges

Marco Ricca

Cássio Gabus Mendes

João Signorelli

James Faulkner


int(1)

Roteirista dá detalhes de bastidores de filme com Danton Mello de médium

Sair da versão mobile