O ator Sacha Baron Cohen (Borat e Brüno) protagonizará a comédia The Dictator, baseada no livro Zabibah e o Rei, cuja autoria foi atribuída ao ex-presidente do Iraque Saddam Hussein, informou na quinta-feira (20)  em comunicado ao estúdio Paramount Pictures.

Dirigida por Larry Charles (Borat) e com estreia marcada para 11 de maio de 2012, a comédia contará a “heroica” história de um ditador que arrisca sua vida para garantir que a democracia “nunca retorne” ao país que “com tanto amor oprimiu”, segundo o estúdio. Cohen e Scott Rudin produzirão o longa com Alec Berg, Jeff Schaffer e David Mandel (das séries Seinfeld e Curb Your Enthusiasm), que também colaborarão no roteiro.

O ator estreará em dezembro A Invenção de Hugo Cabret, o primeiro filme em 3D de Martin Scorsese, inspirado na obra homônima de Brian Selznick. Ele também vai dar vida a Freddie Mercury na cinebiografia inspirada na vida do vocalista da banda de rock Queen.

Além disso, se especula sobre a possibilidade de o comediante encarnar a adaptação hollywodiana sobre o anti-herói espanhol Torrente, ex-policial desbocado popularizado pelo ator Santiago Segura. A franquia original conta com três filmes e um quarto a caminho.

Saddam Hussein foi deposto em março de 2003 por causa da invasão do Iraque e foi executado na forca no final de 2006, após ser declarado culpado por crimes contra a humanidade.

Sem mais artigos