O professor Newton “Newt” Artemis Fido Scamander será o protagonista dos próximos filmes ambientados no universo de Harry Potter. Na escola de magia Hogwarts, o personagem é uma das principais autoridades em magizoologia (estudo de criaturas mágicas) e, em razão de sua importância, foi retratado na coleção de cards “Magos Famosos”, popular entre os alunos.

J.K. Rowling, autora de Harry Potter, escreverá os roteiros dos filmes com base no livro Animais Fantásticos e Onde Habitam, que assinou sob o pseudônimo de Newt. O livro, no mundo de Harry Potter, é leitura obrigatória para os estudantes de magia.

Lançado no mundo real em 2001, Animais Fantásticos apresenta uma breve biografia do professor. “Nasceu em 1897. Seu interesse em feras fabulosas foi encorajado por sua mãe, que era uma criadora entusiasta de hipogrifos [criaturas metade águia, metade cavalo]”, diz a introdução da obra.

Depois de se graduar na escola de Hogwarts, Newt entrou para o Departamento de Regulamento e Controle de Criaturas Mágicas, do Ministério da Magia. Ele passou dois tediosos anos no escritório de Relocação de Elfos Domésticos e, depois, foi transferido para a Divisão de Bestas, onde fez história.

Em sua nova função, Newt criou o Registro de Lobisomens e formulou a importante lei de Banimento de Cruzamentos Experimentais, para evitar o surgimento de criaturas perigosas. Trabalhando em um projeto de pesquisa de dragões, ele conseguiu viajar pelo mundo e coletar informações para seu best-seller.

Animais Fantásticos e Onde Habitam é o fruto de muitos anos de viagem e pesquisa. (…) Eu visitei covis, tocas e ninhos pelos cinco continentes, observei os hábitos de curiosas feras em cem países, testemunhei seus poderes, ganhei a confiança delas e, ocasionalmente, as repeli com minha chaleira de viagem”, escreveu Newt, em seu livro.

Por sua contribuição à ciência, Newt recebeu a condecoração Ordem De Merlin, Segunda Classe, no ano de 1979. Depois de se aposentar, ele passou a viver no condado inglês de Dorset, com sua mulher Porpetina e seus kneazles [tipo de felino parecido com gatos].

Sem mais artigos