E na noite de domingo (22/02) aconteceu a 87ª cerimônia do Oscar, consagrando o ator Eddie Redmayne – eleito Melhor Ator por A Teoria de Tudo, onde interpreta o físico Stephen Hawking.

E Hawking decidiu celebrar o prêmio, escrevendo no Facebook uma mensagem dedicada ao jovem ator: “Parabéns para Eddie Redmayne por ter ganho um Oscar me interpretando no filme A Teoria de Tudo. Muito bem Eddie, estou muito orgulhoso de você”.

10956462_10206175348049074_2029542487_n

A atuação de Redmayne foi muito elogiada, já que o ator se assemelhou bastante, fisicamente, a Hawking – vítima de uma doença degenerativa.

Por outro lado, muita gente criticou a escolha de Redmayne como Melhor Ator, alegando que o Oscar caiu no velho clichê de premiar atores e atrizes que interpretam personagens vítimas de doenças graves, síndromes, defeitos físicos e demais males físicos ou mentais.

De fato, a Melhor Atriz também interpretou uma personagem doente: Julianne Moore, que em Still Alice interpreta uma mulher com Alzheimer. Veja na galeria a seguir os atores que venceram o Oscar interpretando personagens doentes ou deficientes:

Eles levaram o Oscar fazendo personagens doentes ou debilitados

O ator venceu o Oscar de Melhor Ator em 2015 por
O ator venceu o Oscar de Melhor Ator em 2015 por "A Teoria de Tudo", vivendo o físico Stephen Hawking, personagem real, vítima de uma doença degenerativa
Créditos: Divulgação

int(1)

Stephen Hawking parabeniza vencedor do Oscar Eddie Redmayne no Facebook