Um dos maiores (e mais controvertidos) cineastas vivos, Woody Allen completa nesta segunda (01) 79 anos de uma vida conturbada e uma carreira consagrada, repleta de altos e baixos. E colecionando filmes, esposas, esquisitices, escândalos… Veja os highlights de Woody a seguir.

Top 5 – Os Melhores Filmes
É difícil escolher os melhores filmes de Woody, já que ele dirigiu 50 obras (incluindo o novo filme que estreia em 2015) desde 1966. É quase um filme por ano. Mas vamos lá, as melhores em nossa modesta opinião são:

1. Annie Hall (1977)
No Brasil foi chamado de Noivo Neurótico, Noiva Nervosa. Levou os Oscars de Filme, Diretor, Atriz (Diane Keaton) e Roteiro (Woody com Marshall Brickman). É um filme inusitado, onde os personagens falam com a câmera, Woody volta à infância, cenas cômicas e românticas acontecem. Sem falar na cena em que Woody e Diane conversam, e legendas contam para o público o que eles realmente estão pensando.

2. A Rosa Púrpura do Cairo (1985)
Quem nunca quis entrar dentro de um filme ou conviver com um personagem saído das telas? É o que acontece com Cecília (Mia Farrow) neste filme mágico, cruel e maravilhoso.

3. A Era do Rádio (1987)
O retrato nostálgico da família de Woody nos anos 40, embalada pelas ondas do rádio, é uma obra-prima.

4. Tudo o que você sempre quis saber sobre sexo mas tinha medo de perguntar (1972)
Da fase comédia escrachada do diretor, traz vários esquetes bizarros e hilários. Difícil escolher o melhor: o médico que se apaixona por uma ovelha? O cientista louco que cria um seio gigante assassino? O espermatozoide (Woody) que tem que fecundar um óvulo? O pastor que participa do programa de TV Qual Seu Fetiche? Escolha.

5. Meia-Noite em Paris (2011)
Oscar de Roteiro para Woody. Assim como em A Rosa Púrpura…, mostra uma fantasia que todos querem viver: viajar no tempo, para uma época do passado que admiramos, fugindo do momento atual, que detestamos.

Top 5 – As Esposas
Woody se casou e/ou teve envolvimentos longos com várias mulheres. Vamos conhecê-las?

1. Harlene Susan Rosen
Ficou casada com Woody de 1956 a 1962

2. Louise Lasser
Casada com o diretor de 1966 a 1970. Atuou em vários filmes dele no período e depois também, como Bananas (1971) e Tudo… (1972).


3. Diane Keaton
Namorou Woody no início dos 70, mas mesmo depois teve longa parceria com o diretor, estrelando cinco filmes de Woody nos anos 70, e depois mais um em 1993.


4. Mia Farrow
Foi mulher dele de 1980 a 1992, estrelando 13 filmes do diretor. Mas tudo acabou escandalosamente porque Mia descobriu que ele estava tendo um caso com Soon-Yi Previn, filha adotiva da atriz.

5. Soon Yi-Previn
Depois da separação de Mia, Woody e Soon-Yi continuaram juntos, se casaram em 1997 e têm dois filhos. Estão juntos até hoje.

Top 5 – Escândalos / Bizarrices

1. Em primeiro lugar, claro, o caso Soon-Yi
Mia Farrow descobriu que seu marido estava namorando Soon-Yi, garota coreana 38 anos mais nova do que Woody. Na época Soon-Yi (que foi adotada quando criança por Mia e seu marido na época, o músico Andre Previn) tinha pouco mais de 18 anos. O caso ruidoso ribombou na imprensa mundial.

2. Assédio Sexual / Pedofilia?
Na sequência da separação Woody-Mia, Mia moveu um processo contra Woody alegando que ele havia molestado sexualmente a menina Dylan, de sete anos na época, filha adotiva de Woody e Mia. Woody foi considerado inocente, mas em 2014 o assunto voltou, quando a própria Dylan, agora com 28 anos, acusou Woody de ter sim molestado-a.

3. Oscar? Não, obrigado
Bizarrice maior de Woody: ele não frequenta as cerimônias do Oscar. Indicado 24 vezes, vencedor 4 vezes, nunca compareceu.

4. Faz análise há mais de quarenta anos
Eterno neurótico, vive com medo de morrer. Woody já declarou: “A única frase inteligente que já ouvi do meu analista é a de que preciso de tratamento”.

5. Ama Nova York
Estranho, não? Mas Woody adora a cidade onde nasceu. Vive ali e ambientou 90% dos seus filmes na cidade. Só mais recentemente passou a filmar em outros locais, como Londres, Roma e Barcelona.


int(1)

Woody Allen faz 79 anos colecionando filmes, esposas e escândalos

Sair da versão mobile