Arthur Veríssimo vence `Oscar do Jornalismo´ na categoria Cultura

Hélio Gomes/ Virgula Arthur Veríssimo vence `Oscar do Jornalismo´ na categoria Cultura

O jornalista Arthur Veríssimo venceu na noite desta terça-feira, dia 27, o Prêmio Comunique-se 2016 na categoria Cultura com seu blog de viagens no Virgula. “Foi uma surpresa que me pegou no fundo da alma. Uma homenagem a todos os leitores do Virgula e do Brasil”, disse Arthur sobre o prêmio. O jornalista disputou o troféu de vencedor com André Barcinski, da Folha de S. Paulo, e Luiz Carlos Merten, dO Estado de S. Paulo.

Alguns dos outros vencedores da noite foram: Evaristo Costa, na categoria apresentador/âncora de TV, Ricardo Boechat, na categoria apresentador/ âncora de rádio, Leonardo Sakamoto, na categoria Blog, Cora Ronai, na categoria Tecnologia, Heraldo Pereira, na categoria Mídia Falada, Rosana Jatobá, na categoria Sustentabilidade, e Paulo Vinícius Coelho, na categoria Esporte Mídia Escrita. Adriana Couto também venceu o prêmio na categoria Cultura, ao lado de Arthur, porém em mídia falada.

Confira todos os vencedores do Prêmio Comunique-se aqui. 

O Prêmio Comunique-se é uma espécie de Oscar do jornalismo brasileiro: um “reconhecimento aos rockstars de jornalismo que mais brilharam nos últimos meses”, segundo o site do próprio prêmio. As estrelas campeãs foram reveladas na grande noite de gala, em festa realizada na casa de espetáculos Tom Brasil, em São Paulo.

Arthur Veríssimo no Prêmio Comunique-se

Reprodução/ Comunique-se Arthur Veríssimo no Prêmio Comunique-se

Votação

O público elegeu seus nomes prediletos em votação aberta a todos os internautas do país e do mundo. Na etapa anterior, eram dez indicados em 12 categorias diferentes, com nomes definidos pelos profissionais da imprensa que colaboraram na eleição dos melhores nas categorias. O público escolheu os três finalistas para cada categoria/subcategoria e, na sequência, elegeu o finalista de cada uma também.

Blog do Arthur Veríssimo 

Desde dezembro do ano passado, Arthur está no Virgula para trazer inspiração com suas aventuras e descobertas em um blog de viagens que, muito além de dicas, traz histórias e experiências memoráveis. “O blog no Virgula é minha plataforma extrassensorial em que borbulho minhas experiências transculturais ao redor do planeta”, diz Arthur. No blog, Arthur Veríssimo conta detalhes de sua experiência pelo mundo com uma narrativa alucinante: de quando conheceu a orgia das esculturas eróticas no templo do Kama Sutra em Khajuraho, na Índia, até dicas de stand up paddle no Rio de Janeiro. Claro que também há espaço para suas aventuras incríveis, como a do encontro com o boxeador cubano que recusou US$ 1 milhão para lutar com Muhammad Ali ou de quando participou do festival da piroca cor-de-rosa no Japão.

Arthur Veríssimo em visita ao maior peso pesado amador da história, em Cuba

Blog do Arthur Veríssimo Arthur Veríssimo em visita ao maior peso pesado amador da história, em Cuba

 

Ele roda o mundo há três décadas

Há mais de 30 anos, Arthur Veríssimo explora o planeta viajando por todos os continentes. Como expedicionário, jornalista, curioso, fotógrafo e documentarista,  já esteve em muitas festas populares, peregrinações, museus, montanhas, santuários da natureza, praias, cidades e muitas situações fascinantes.  De sua curiosidade, ele se aventurou mundo afora, e dessa curiosidade, surgiram grandes reportagens, muitas histórias e um imenso arquivo fotográfico e documental. Esteve no Tibet, conviveu com sadhus na India, rasgou o México de ponta a ponta por muitas ocasiões, conhece os mistérios do Peru e Bolívia como um arqueólogo, morou em Bali e percorreu dezenas de ilhas na Indonésia. Sua mãe nasceu em Xapuri no Acre e, por isso, Arthur percorreu nossa sagrada Amazônia mais de cem vezes. Ainda não leu o blog do Arthur Veríssimo? Fique por dentro aqui. 

 

Sem mais artigos