Quer conhecer mais do Brasil? Então, pense em viver de perto parte da história nacional percorrendo famosas e importantes ferrovias. Existe uma série de passeios turísticos curtos e baratos cheios de charme que estão abertos para o público.

De Minas Gerais, passando por Santa Catarina e São Paulo, ferrovias construídas no fim dos anos 1800 e início de 1900 estão preservadas e recebem charmosas e restauradas locomotivas a vapor.

Entre os passeios, está a opção divertida e encantadora do Trem Cultural dos Imigrantes, no bairro do Brás, em São Paulo. A maria-fumaça dos anos 1922 percorre poucos quilômetros até chegar ao Museu do Imigrante, um lugar que vale demais a visita.

O caminho e os vagões são o mesmo que percorreram milhares de pessoas que vinham de vários lugares do mundo, desembarcavam dos navios no porto de Santos e seguiam de trem até o antigo prédio da hospedaria do governo, que hoje abriga o museu. É imperdível!

Confira outros passeios de trem pelo Brasil na galeria:

Passeios de trem pelo Brasil

Apiúna (SC)
O passeio passa por ferrovia do início dos anos 1900 construída por alemães. A paisagem inclui as belezas naturais da mata atlântica, paredões de pedra e as corredeiras do Rio Itajaí Açu. Nas paradas, exposição de obras de arte e pela Usina Hidrelétrica de Salto Pilão.
Guararema (SP)
O passeio sai da estação central de Guararema e vai até o distrito de Luiz Carlos. São seis quilômetros de distância a bordo da maior locomotiva a vapor em operação no Brasil. Em Luiz Carlos, os turistas podem conhecer uma pequena vila toda restaurada com antigas residências e aproveitar lojas de artesanato, restaurantes e bares.
Passa Quatro (MG)
Este trem percorre 10km pela estrada de ferro Minas & Rio com belas paisagens no entorno! O percurso sai de Passo Quatro – que tem uma estação de 1884 preservada - e vai até a estação Coronel Fulgêncio, cidade no alto da Serra da Mantiqueira, próxima a divisa dos estados de SP e MG.  No caminho, faz uma parada em Manacá, onde os turistas podem conferir feira de artesanato e comidas. Os passeios aos sábados incluem também visita a exposições históricas.
Piratuba (SC)
O passeio de 25km roda pela região de Piratuba e tem como ponto alto a passagem pela ponte do Rio Uruguai. A ponte tem 455m e foi importada da Bélgica. Durante todo o passeio, que dura quase cinco horas incluindo uma parada, os passageiros podem ouvir ao vivo a boa música da região e ainda com serviço de bordo.
Rio Negrinho (SC)
Este é um passeio de trem nas alturas. A bordo da maria-fumaça, os turistas viajam pela ferrovia inaugurada em 1913 partindo da estação de Rio Negrinho, que fica a 791m de altitude. O caminho os leva até a cidade de São Bento do Sul, a 808m.
São Lourenço (MG)
Chamada de Trem das Águas, esta Maria-Fumaça percorre 20 quilômetros no passeio que acontece aos sábados e domingos entre as cidades de São Lourenço e Soledade de Minas. A ferrovia tem 115 anos e, por ele, passou Dom Pedro II e sua comitiva.
Tubarão (SC)
O passeio faz o trajeto entre as cidades de Tubarão, Laguna e Imbituba em uma locomotiva da metade do século 20. O passeio de 90 minutos tem apresentações culturais para promover o resgate da história regional.
São Paulo (SP)
O Trem Cultural dos Imigrantes sai e chega no Museu do Imigrante, no bairro do Brás, em São Paulo. A maria-fumaça apelidada de “Marta” de 1922 percorre três quilômetros em 25 minutos de passeio passando uma antiga estação ferroviária.

Até pelo centro de SP! Conheça passeios turísticos de trem imperdíveis no Brasil

Sem mais artigos