Ao longo da semana, muito se tem falado e lembrado sobre os 30 anos da queda do Muro de Berlim, na Alemanha. Parte da construção foi derrubada na noite de 9 de novembro de 1989 e uniu novamente as regiões leste e oeste da capital e, por extensão, do restante do país.

O Muro ficou de pé por 28 anos, construído em 1961. Ele foi erguido pela parte soviética da cidade e era mantido para evitar que as pessoas circulassem livremente na cidade e, claro, como um lembrete físico da divisão ideológica da época.

Durante o período em que existiu a barreira, mais de 100 pessoas morreram tentando cruzá-la. Mas, naquele dia de novembro de 1989, foi estabelecido pela porção comunista que os cidadãos podiam cruzar o limite como quisessem. As pessoas saíram às ruas para celebrar e derrubaram partes da estrutura.

Hoje, porções do Muro ainda existem em várias partes de Berlim e são diariamente visitadas como pontos turísticos. Para marcar a semana de aniversário, o site Insider reuniu diversas fotos daquela histórica noite. Confira na galeria:

 


int(1)

Fotos relembram noite da queda do Muro de Berlim há 30 anos

Sair da versão mobile