Um pedido do presidente do EUA Donald Trump para que a NASA reenvie um astronauta à Lua até 2024 já faz com que a agência expanda os seus horizontes de forma literal. Administrador da companhia, Jim Bridenstine afirmou que o aceleramento gerou uma oportunidade para realizar a missão de uma aterrissagem em Marte em até 15 anos.

“Queremos alcançar um pouso em Marte em 2033, mas para isso precisamos acelerar outras partes do programa, a Lua é uma grande parte disso. Se formos para a Lua em até quatro anos, também podemos subir até Marte”, afirmou o administrador ao Comitê de Ciência, Espaço e Tecnologia.

Ainda em junho do ano passado, Trump já havia dito que estava criando uma nova “força espacial” para garantir o domínio dos EUA no espaço e também com o objetivo de uma nova ida de astronautas do país à Lua e ao planeta Marte. As possibilidades de uma nova ida ao espaço aumentaram após o vice-presidente Mike Pence dizer na semana passada que os EUA irão “liderar o mundo na exploração espacial humana mais uma vez”.

O último pouso de homens na Lua aconteceu em 1972, como parte da missão norte-americana chamada de Apollo 17, em plena Guerra Fria.

Casas em Marte

Nasa lançou um desafio para encontrar os melhores designs de moradias para um possível futuro em Marte
Nasa lançou um desafio para encontrar os melhores designs de moradias para um possível futuro em Marte
Créditos: Reprodução / YouTube

 


int(1)

NASA quer enviar homem para Marte em até 15 anos após pedidos de Trump